5º ENCONTRO DO CARREIRO NO TABOCAL

0

A comunidade de Tabocal realizou, mais uma vez, o belo evento cultural, que aconteceu no sábado 27 – o 5º Encontro do Carreiro. Como já acontecera em outras edições, os carreiros da região se encontraram na Fazenda de Tone Véio no Tabuado para dalí saírem com destino ao Tabocal, local da festa.
Com semanas de antecedência os carreiros deixam tudo pronto para esse dia – a melhor junta de bois e cada parte do carro de bois (fueiros, cangas, cocão, chumaço, rodas e outras peças) são cuidadas, com destaque para o som do carro, pois é dada uma certa atenção por essa parte que acaba se tornando o fundo musical mais admirado e disputado pelos carreiros, vaidosos com o mesmo – cuidam com atenção do chumaço, antes da jornada, untado-o com sebo e, depois, com azeite. Chegado o dia os carreiros começam logo cedo sua jornada, principalmente aqueles que se encontram a uma distância maior dos locais de concentração. Ao chegarem à fazenda de Tone Véio – como é de costume – fazem a oração do carreiro e, após um lanche, seguem viagem até o Tabocal. Chegando ao seu destino os carreiros dão de encontro a um grande público, que espera ansioso o desfile, a beleza e diversidade de cada carro.
O evento tem como idealizadores Joaquim Marcos (fazenda Capitólio) e João Garcia (fazenda Gameleira). Neste ano os organizadores foram Gildinei (Gil), Joaquim Marcos, José Reinaldo, Gilmar, Déu Garcia e Van Garcia.
A festa foi finalizada com shows musicais de diversos artistas – neste ano contou com Iran e Ryan, Swing Malla, Nelson e Maciel e Leonardo Nery.

GALERIA: FOTOS ANTÔNIO RIBEIRO

Campartilhe.

Comentários desativados.