A PRIMAVERA CHEGOU

0

A primavera chegou…/O mundo vestiu-se de flores/ a vida enfeitou-se de cores/a gente encheu-se de amores… (Luiz Carlos Amorim)
É a mais bela estação do ano. A flora e a fauna guardam toda a sua energia para a primavera. É uma explosão de vida e de beleza. É a época da reprodução da maioria dos animais silvestres. Mormente dos pássaros. Não tem igual. Apesar de estarmos nos trópicos e haver bem pouca diferença entre as estações, mesmo assim a primavera chama a atenção das pessoas sensíveis.
Dentro de nós, começa a surgir uma agradável sensação de que a vida, após os frios e escuros meses de inverno, recupera seu esplendor. E agora que parece que finalmente o inverno foi embora, levando com ele o frio, a solidão, a tristeza e a saudade, eu agradeço à natureza por deixar vir a nós a primavera para vestir a terra de flores, de verde, de amores e de muitas cores.
E cupido está mais ativo, flechando muitos corações. C’est la saison d’amour – é a estação do amor.
Há alguns dias, podei uns pés de pêssego, maçã e uma parreira de uva no sítio do meu irmão. Estive lá e me encantei com a beleza das fruteiras: os pêssegos e as maçãs florescendo e a videira já toda cheia de folhas bem verdinhas, belas e muitos cachos, prenunciando uma farta colheita. É a primavera!
Seja bem-vinda, primavera! Com você renasce a vida, brota de novo a poesia, renovam-se as esperanças de dias melhores. Lance sobre nós o sol, raio de luz, força e cor, a essência da vida!
Andando pelas ruas de Viçosa, é fácil ver os ipês em flor. Majestosos, travestidos de sol, espalhando luz e cor e enchendo meus olhos extasiados. Espetáculo que chama atenção de todos pela sua beleza plástica. De minha janela posso ver os cafezais que depois da primeira chuva estão carregados de belas flores brancas. Dá para ouvir o zunir das abelhas colhendo o néctar das flores do cafeeiro. Sinto também o agradável odor das flores das laranjeiras, com que se fazia uma tiara que enfeitava a fronte das noivas, representando sua pureza virginal.
E as cigarras! As cigarras, depois de um ano em forma de ninfa sob a terra, emergem adultas. Sobem nas árvores e cantam no início da primavera. Os machos cantam para encantar as fêmeas. Se reproduzem e morrem. Só vivem uma primavera. Mas bem vivida. E tudo recomeça.
Primavera é amor. Por isso mesmo, dia 22 de setembro, dia em que se inicia esta estação coincide com o Dia dos Amantes. Mais beleza do que o amor entre duas pessoas, impossível! Vamos comemorar ambos os acontecimentos.
Com minha amada, passearei por aleias repletas de flores, ouvirei o canto dos pássaros, verei os beija-flores de flor em flor na sua busca incessante pelo seu alimento, as borboletas multicoloridas em seu voo errante, ouvirei o canto das cigarras em busca do amor e terei sempre em meu coração o doce gosto da primavera. E de amar e ser amado!

jtbarbosa500@yahoo.com.br

Campartilhe.

Comentários desativados.