A VOZ ESTUDANTIL SERÁ MAIS FORTE AGORA

0

A Escola Estadual Artur José dos Passos, localizada no município de Pintópolis, Minas Gerais, que atende em média 900 alunos das zonas urbana e rural, teve no dia 12 de março de 2019 o início do Grêmio Estudantil AJP, uma organização sem fins lucrativos feita pelos alunos, objetivando dar voz às necessidades sentidas pelos próprios, visando uma melhoria sociocultural em meio aos alunos, professores e diretor.
“O Grêmio Estudantil é um forte instrumento de liderança na escola, pois pode contribuir para propagação de ideias e ações voltadas para a melhoria do espaço escolar, além de contribuir para uma gestão democrática e participativa na escola” foi a forma que a professora de História, Fabíola Aguiar descreveu o grêmio estudantil.
Os alunos dos 9º anos, ficaram responsáveis pela produção do regulamento eleitoral e o estatuto, além da organização do processo de votação. No dia 23 de março ocorreu o debate entre as chapas concorrentes aos cargos de liderança, buscando demonstrar o quão preparados estavam os candidatos, e a maneira que suas propostas seriam executadas. Componentes de cada chapa argumentaram sobre suas propostas. Cada um tinha direito a realizar perguntas e respostas, demonstrando a qualificação para o cargo no grêmio, além de alguns minutos para apresentar razões para serem escolhidos. Os debates ocorreram durante o turno matutino e vespertino que contêm boa parte dos alunos matriculados na escola, tendo assim um número expressivo dos estudantes.

No dia 25 de março, democraticamente, os alunos escolheram a chapa que comandaria o Grêmio Estudantil AJP, pelos próximos dois anos. Com 358 votos favoráveis, a chapa Aliança pela Liberdade Estudantil venceu a Chapa Evolução, que obteve 183 votos. Os votos brancos/nulos somaram 68 votos.
Assim, finalmente, no dia 4 de abril, os componentes da chapa Aliança pela Liberdade Estudantil tiveram a primeira cerimônia de posse do Grêmio Estudantil AJP: José Maurício de Souza Alves (presidente); Helaine Rissia Mota Macêdo (vice-presidente); Lorenn Paolla Guimarães Pinto (secretária de Pedagogia); Ana Karine Silva Oliveira (vice-secretária de Pedagogia); Maicon Junio Pereira de Moura (secretário de Esportes); Pedro Lucas Lima (vice-secretário de Esportes); Alana Fernandes Nunes (secretária de Cultura); Karine Rêgo de Almeida (vice-secretária de Cultura); Luiz Roberto Souza Pinto (jornalista); João Pedro de Jesus Rodrigues (vice-Jornalista); Tiago Lopes Santana (tesoureiro); Otávio Eduardo Pereira Campos (secretário geral).
Quando perguntados sobre a importância do grêmio, os membros da chapa vencedora, disseram que o grêmio pode mostrar o que os alunos anseiam aos diretores, e assim suprir tais necessidades, fazendo-os saber o quanto são importantes para a escola. A professora Fabíola, quando interrogada sobre como ela esperava que os alunos vissem o grêmio no futuro, ela disse que espera que eles se recordem da importância que tiveram na escola e como cada um pode contribuir para a qualidade da escola e da vida coletiva.
Uma série de entrevistas ocorreram com os componentes da chapa vencedora e alguns professores para saber sobre suas expectativas quanto ao grêmio. Maicon Moura, secretário de Esportes, questionado sobre a razão de ter aceito o convite respondeu: “Porque eu me sentia um pouco ausente desse tipo de coisa dentro da escola, e queria mostrar que tenho valor!”; Ana Karine (vice-secretária de pedagogia), quando perguntada quanto a razão de ter escolhido tal cargo, ela declarou: “Creio que uma forma de conhecimento é a comunicação, e como sou um tanto comunicativa, através de mim os alunos buscariam formas de melhorias escolares, como uma ponte de comunicação entre os alunos e os professores e/ou direção, assim melhorando a conexão entre o professor e o aluno e demais segmentos da comunidade da E.E. Artur José dos Passos.”

LUIZ ROBERTO SOUZA PINTO

Jornalista do Grêmio Estudantil

Campartilhe.

Comentários desativados.