ABERTURA DOS JOGOS ESCOLARES DE SÃO FRANCISCO – JESF 2018

0

Na quinta-feira 19, aconteceu a abertura dos Jogos Escolares de São Francisco (JESF) NA Praça de Esportes,com a presença do prefeito municipal Evanilso Aparecido Carneiro, secretário municipal de Esporte, Edvanilson Carneiro Franco, secretário municipal de Agricultura, Cosmo Fernando Pinto Lima, vereador Professor Bim – representante da Câmara Municipal e diretores de escolas estaduais e municipais do município.

A cerimônia de abertura teve início com a formação da mesa de honra e entrada de representações das escolas participantes dos jogos.  A seguir foi hasteado o Pavilhão Nacional do um grupo dos Desbravadores do Sertão, de formaimpecável.

Seguindo-se foi acesa a pira olímpica e a volta da tocha olímpica conduzida pelo aluno da E.E. Dr. Tarcísio Generoso, Wagner Magalhães de Souza Filho. A atleta Verônica Moura fez o juramento, com o compromisso de todos os atletas: “Prometo que tomarei parte nos Jogos Escolares de São Francisco (JESF 2018),respeitando e cumprindo todas as regras em um verdadeiro espírito esportivo para a glória do esporte e honra de nossas equipes. Assim prometo.”

O secretário de Esportes, Edvanilson Carneiro Franco declarou abertos os jogos e, a seguir, falou o prefeito municipal Evanilso Aparecido carneiro, ressaltando a importância dos jogos escolares.

APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS

A abertura foi abrilhantada pela apresentação de números artísticos (danças)  por alunos da EE  José Francisco  Guimarães, do distrito de Retiro, dança Reis do  Cacete por alunos da Escola Família Agrícola e dança indígena por representantes de descendentes de xacriabás e São João das Missões (alunos da EFA).

FINALIDADE DOS JOGOS ESCOLARES

A finalidade dos Jogos Escolares de São Francisco (JESF) 2018 – etapa municipal dos Jogos Escolares de Minas Gerais/MG – é aumentar a participação da juventude estudantil são-franciscana em atividades desportivas, promovendo a integração social, o exercício da cidadania e a descoberta de novos talentos.

Os JESF 2018 também têm como objetivo:Fomentar a prática do esporte com fins educativos;

– Possibilitar a identificação de talentos esportivos;- Contribuir para o desenvolvimento integral do aluno como ser social, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania;- Estimular a prática esportiva nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio das redes públicas (municipal, estadual e federal) e parlamentar;- Promover o intercâmbio sócio-esportivo entre os participantes e as comunidades envolvidas;- Estabelecer um elo de identidade do educando com sua unidade de ensino;- Indicar o representante municipal nas modalidades e categorias, quando for o caso em eventos promovidos pelo Programa Minas Olímpica Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG/2018.

REPRESENTAÇÕES

Participaram da abertura delegações das seguintes escolas: Colégio Pentágono, EE Adão Vieira da Rocha, EE Ademar Cangussu, EE Barreira dos Índios, EE Brasiliano Braz, EE Clemência Rodrigues, EE Coelho Neto, EE da Fazenda Passagem Funda, EE Dona Alice Mendonça, EE Dona Alice Mendonça, EE Dr. Tarcísio Generoso, EE Elpídio Fonseca, EE Everardo Gonçalves Botelho, EE Jacinto de Magalhães, EE José Francisco Guimarães, EE Mestra Hercília, EE Prof. Raul Reginaldo, EE Sagrada Família, EE Sebastiana Pereira, EM do Bom Menino, EM Paulo Freire, EM São Judas Tadeu, EM Santa Marta, EM José D’Ávila Pinto e Escola Família Agrícola (EFA).

APOIO

A abertura dos Jogos contou com apoio da Polícia Militar e Secretaria Municipal de Saúde (socorristas).

Campartilhe.

Comentários desativados.