AÇÃO GLOBAL NO RETIRO

0

Segunda-feira 30 foi um dia de festa cívica na vila do Retiro com a realização de uma Ação global, iniciativa do vereador Adão de Dino e da direção da EE José Francisco  Guimarães (professora Jeane Guimarães), com a participação das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social, Saúde, Agricultura e Polícia Civil.

A abertura do evento aconteceu na quadra poliesportiva da escola com a presença de grande número de alunos, moradores da vila e da região, e as seguintes autoridades: os anfitriões vereador Adão de Dino e professora Jeane, diretora da escola; deputado estadual Arlen Santiago-PTB, secretários municipais Cosmo Fernando Pinto (Agricultura e Meio Ambiente), Maria da Penha (Desenvolvimento Social), Denerson Canabrava (Saúde), João Naves (Codema) e  Alberto, médico do PSF local.

A abertura da Ação foi feita pelo vereador Adão de Gino e professora Jeane dando boas vindas aos presentes. Seguiram-se as falas da secretária Penha (discorreu sobre os serviços levados pela Secretaria de Desenvolvimento Social: Cadastro Único, BPC, Tarifa Social e brinquedos para as crianças). Cosmo ressaltou o trabalho do deputado Arlen Santiago no município e a sua disponibilidade, justificou que a exposição que havia programada para a ocasião sobre o Programa Frutas Vermelhas ficou prejudicada por causa do ambiente muito claro para projeção de slides; ainda assim fez uma sucinta explanação a respeito do projeto e sua importância para a economia do município e ganhos, quanto à renda, para os produtores rurais. João Naves chamou atenção para os problemas ambientais concitando os jovens para a questão hídrica lembrando a situação do rio São Francisco e de todos os cursos d´água do município, a maior parte em fase de extinção.  Denerson (Saúde) fez uma exposição sobre os problemas da saúde no município, as realizações da pasta que dirige, sobressaindo-se a reforma e melhorias do hospital com ofertas de grande número de especialidades que, antes não eram ofertadas à população, as verbas que eram perdidas por falta de alvará de funcionamento. O deputado Arlen, em sua fala, teceu contundentes críticas ao governo estadual com relação a problemas na área da saúde e retenção de recursos financeiros que, por direito constitucional, são dos municípios. Ofereceu à população do Retiro e região diversas modalidades de tratamento de saúde – exames de próstata e prevenção do câncer de mama, tudo sem ônus. Pediu o apoio da escola para ajudar no cadastramento de pessoas interessadas nos exames. Ressaltou a importância dos trabalhos dos secretários Cosmo, Denerson, Penha e Joao Naves e, por fim, fez menção a projetos que estão sendo implantados na região, quanto aos recursos hídricos, por iniciativa do deputado federal Zé Silva – Solidariedade.

No encerramento da solenidade o vereador Adão de Dino agradeceu a presença de todos estendendo convite para participarem da programação que se seguiria no correr do dia e à noite, com a apresentação de violeiros.

Campartilhe.

Comentários desativados.