ASSISTÊNCIA SOCIAL

0

O Conselho Municipal de Assistência Social reuniu-se, ordinariamente, nesta semana para apresentação dos relatórios mensais dos equipamentos Cras, Creas, Bolsa Família e Instituição de Acolhimento Mundo Encantado. Foi apreciado, ainda, a exposição de Dorinha, coordenadora da Pastoral da Família em São Francisco abordando a implantação do Programa Criança Feliz no município.

O Conselho aprovou os relatórios dos equipamentos dando conta de sua ampla atividade no correr do mês de março assistindo famílias na cidade e no meio rural.

Quanto ao programa Criança Feliz apresentado pela Pastoral da Criança o Conselho decidiu que a proposta fosse encaminhada ao Conselho Municipal da Saúde, pois o programa é da área do Ministério da Saúde, não recomendado pelo Conselho Estadual de Assistência Social por não estar incluído nas ações do SUAS.

PROJETO 18 DE MAIO

Na mesma reunião foi apresentado pela coordenadora do Creas a programação do Projeto 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes com, a seguinte programação: 19/4, reunião com rede Educação, Saúde, CRAS, Conselho Tutelar MP; 23/4, secretária apresenta o projeto 18 de maio; 23/4 a 27/4, trabalhar com alunos das escolas e SCFV sobre o tema 18 de maio e sexualidade, e confecção de flores; JESF, Blits educativa, barraca da saúde. Panfletagem; 30/4 a 4/5, palestras nas escolas com vídeo e abordagem do tema de 18 de maio e panfletagem; 2/5, reunião com os presidentes da Associação da área rural para divulgar o dia 18 de maio; 7/5 a 11/5, caminhada com apoio das escolas para conscientização da população quanto ao evento, panfletagem e colagem de adesivos; 16/5 a 17/5, panfletagem e colagem de adesivos; 18/5, Caminhada da Rodoviária Principal à Praça Centenário. Saúde com barraca.

O PROJETO

Devido a um cruel acontecimento em 18 de maio de 1973 o Caso Araceli Cabrera Sanches de 8 anos, foi drogada, espancada, estuprada e morta na cidade de Vitória, no Espírito Santos, instituiu-se nesta data, por meio da Lei Federal nº 9970 de 17 de maio 2000, O dia 18 de Maio dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Esse símbolo surge durante a mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de 2009. Porém, o que era para ser apenas uma campanha se tornou o símbolo da causa, a partir de 2010. Para alcançar esse objetivo, é necessário que a sociedade em geral Faça Bonito na proteção de nossas crianças e adolescentes.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis.

A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação junto à sociedade, proximidade e identificação com a causa.

O slogan Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes quer chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.

Campartilhe.

Comentários desativados.