ASSISTÊNCIA SOCIAL

0
ASSISTÊNCIA SOCIAL

A secretaria municipal de Desenvolvimento Social vem atuado com  muita eficiência em diversas áreas da assistência social do município através de vários equipamentos. Na última reunião do Conselho Municipal de Assistência Social, coordenadores de unidades Cras, Creas e Bolsa Família, apresentaram relatórios de suas atividades, recebidos com louvor.

A população, no geral, quando se fala em Bolsa Família, restringe o alcance do programa apenas à concessão de auxílio financeiro às famílias cadastradas, com certas obrigatoriedades ligadas às áreas da educação e saúde. A assistência, contudo, é mito mais abrangente. é preciso conhecer o programa do Cadastro Único, que é de suma importância no desenvolvimento de programas sociais – sem assistencialismo, como se pensa, mais no planejamento do futuro de muitas famílias.

O quadro abaixo demonstra o alcance do programa, o que atende e quais podem ser os reflexos no desenvolvimento social do  município.

QUADRO

PARA QUE SERVE O CADASTRO ÚNICO

É um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a sua realidade socioeconômica. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.

QUEM PODE CADASTRAR

Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa; com renda mensal total de até três salários mínimos; com renda maior que três salários mínimos, desde que o cadastramento esteja vinculada Pá inclusão em programas sociais nas três esferas do governo.

CADASTRO

São Francisco tem, atualmente, 11770 famílias inseridas no cadastro único, isso num universo de 54 mil habitantes.

Famílias beneficiadas pelo  bolsa Família: 7,528, o que equivale à transferência, mensal, de R$ 1.346.327,00. O valor médio do benefício é de R$ 178,84 por família.

PERFIS

Interessante focar e prestar atenção na gestão das condicionalidades do programa.

Perfil Educação: crianças e jovens de 6 a 17 anos no PBF – 8.530. Crianças e jovens de 6 a 17 anos acompanhados: 7.928. Taxa de Acompanhamento de Frequência Escolas (TAFE) no município: 92,94%. Média nacional: 92,57%.

Perfil Saúde: famílias acompanhadas: 5.484 – Taxa de Acompanhamento de Agenda de Saúde, no município, 84.34%. Nacional, 78,25.

GESTÃO DE CADASTROS

Famílias com renda até 1/2 salário mínimo: 10.357.

Famílias com renda até 1/2 salário mínimo com cadastro atualizado: 9.214. Taxa de Atualização Cadastral no município: 84,34%. Média nacional; 78,25%.

TRABALHO CONJUNTO

O sistema da assistência social funciona como uma rede, interligado, com a participação de todos equipamentos – Cras, Creas, Casa de Acolhimento, Bolsa Família – com participação, ainda das secretarias municipais da Educação e Saúde.

 

Campartilhe.

Comentários desativados.