CACAU

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Os Incas, Maias e Astecas consideravam o cacau como uma fonte de poder. O nome científico do cacau é Theobroma Cacao, cujo a tradução é “Alimento dos Deuses”.
E acredite, seus benefícios mostram como a natureza opera milagres por meio dos alimentos.
Grãos de cacau são riquíssimos em antioxidantes, assim como vitaminas e minerais. Para você ter noção, o cacau possui mais antioxidantes, polifenóis, catequinas e epicatequinas que o vinho tinto, morango, romã e chá verde… Juntos!

BENEFÍCIOS DO CACAU:

Diminui a resistência à insulina: O cacau auxilia o corpo a metabolizar o açúcar e reduzir a resistência à insulina. Isso é bom não só para os diabéticos, como para quem visa emagrecer.
Além disso, os antidepressivos naturais encontrados nos grãos do cacau podem tornar mais fácil para as pessoas permanecer em uma alimentação saudável, que fream o desejo emocional por comida.
Acelera o metabolismo: Além de diminuírem a compulsão alimentar, a teobromina e a anandamida presentes no cacau aceleram o metabolismo.
Isso contribui para o emagrecimento, pois aumenta nosso gasto calórico, mesmo em repouso.
Regula o humor: O cacau contém quantidades significativas de triptofano, um aminoácido essencial que favorece a produção de serotonina, neurotransmissor que ajudam a diminuir o nível de estresse e garante uma sensação de bem-estar.
O cacau também estimula a produção de fenetilamina, um neurotransmissor que desempenha papel importante na regulação do humor.
O cacau aumenta também nossa endorfina, o que traz sensação de felicidade. Esse estado é sentido por alguns praticantes de exercícios durante os treinamentos, contudo, o cacau age mais rapidamente.
Faz bem ao coração: O cacau é fonte de magnésio, mineral importante para o bom funcionamento do coração.
Ele também contém flavonóides, substâncias que ajudam no processo de oxigenação cerebral e também a prevenir o aparecimento de coágulos no sangue, diminuindo as chances de acidentes vasculares e infartos.

DICAS E CUIDADOS:

Não confunda cacau com chocolate comercial, produtos extremamente açucarados que encontramos por aí. Estes produtos possuem quantidades muito pequenas dessas substâncias tão benéficas para a saúde.
A porta de entrada do universo do chocolate saudável é o chocolate 70% cacau, mas é a partir dos 85% que se aproveita plenamente os polifenóis, as catequinas, a gordura do cacau (muito nutritiva), com o mínimo de açúcar possível, apenas para não chocar o paladar.
Por experiência própria, posso dizer que nosso paladar pode sim mudar. Há alguns anos, provavelmente eu não aguentaria comer um chocolate 70%, acharia extremamente amargo. Mas hoje consumo o 100% cacau em algumas ocasiões, e é impressionante como sacia a vontade de comer doce.
É questão de treino. Comece com o 50% cacau e vá aumentando gradativamente. Quando você menos esperar, vai achar o chocolate ao leite doce demais.

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