CBHSF9 NA DEFESA DO SÃO FRANCISCO

0

O Comitê da Bacia Hidrográfica SF9 – Afluentes do Alto São Francisco, realizou assembleia ordinária na terça-feira 3, em Januária, presidida por Alda Maria Silva de Souza.

PAUTA DA REUNIÃO

A presidente Alda levou ao conhecimento dos conselheiros os assuntos debatidos, recentemente, no Fórum Mineiro. Entre eles, os principais pontos:
Alinhamento de informações do IGAM referente a outorga 2017 a 2019, com a proposta do IGAM de reunir-se com os representantes dos CBHS para solucionar os problemas referentes a contratação das empresas responsáveis para manutenção dos CBHs.
Apresentação do Plano Estadual do Zoneamento Ecológico e Econômico de Minas Gerais.
Reunião da Câmara consultiva de recurso Hídrico do Alto São Francisco: viveiro em Patos-MG; chamamento público de saneamento nos municípios ribeirinhos já em fase de andamento; situação das barragens da bacia do São Francisco, existentes e o ocorrido em Brumadinho, e as providências tomadas referentes ao problema; solicitação de análise das águas do Paraopeba e da represa de Três Marias com recurso do CBH do São Francisco; recursos liberados para obras de recuperação na bacia do Paracatu; Projeto Zoneamento Ambiental Produtivo em Paracatu – 1 milhão de reais patrocinado pelo CBH do São Francisco; relato da reunião em Maceió – dificuldades Hídricas, remodelagem dos CBHs , cobrança pelo uso da água para todos os Estados; relatório do IEF de BH – viveiro para revitalização do São Francisco.
Na segunda parte da assembleia houve a participação do engenheiro ambiental Rafael Sá, ligado ao CBHSF9 desde a sua instalação, discorrendo sobre as atividades dos conselheiros em relação ao comitê e às questões ambientais. Muito proveitosa exposição.
Finalizando, o vice-presidente do CBHS9, João Naves, propôs aos conselheiros, a aprovação de uma moção a ser encaminhada ao secretário de Estado do Meio Ambiente expondo a preocupação dos ribeirinhos a respeito da barragem de Paracatu e sobre a atual situação do rio São Francisco em processo de degradação. A moção foi aprovada.
A presidente Alda Maria, em curto espaço, tem dedicado quase todo seu tempo ao CBHSF9 participando de fóruns, conferências e reuniões que possam traduzir em benefício da bacia hidrográfica do rio São Francisco. Participou do encontro de CBHs em Maceió, duas reuniões com o CCR do Alto Médio São Francisco em Belo Horizonte e 3 reuniões do Fórum Mineiro em Belo Horizonte e Patrocínio-MG.

Campartilhe.

Comentários desativados.