CHÁ LITERÁRIO 2019: A Cultura Brasileira através da Literatura

0

O Colégio Pentágono realizou no dia 9 de novembro a edição 2019 do Chá Literário com a temática: A Literatura Brasileira através da Cultura. O colégio buscou reavivar a cultura brasileira percorrendo os caminhos literários.
Sendo literatura uma expressão de arte cultural que encanta e nos leva a refletir acerca da vivência dos tempos remotos e possibilita a compreensão da dimensão contemporânea. O mundo tem vivenciado dualidades entre o bem e o mau, e a literatura tem como finalidade primordial despertar nos humanos a inspiração para uma vida melhor. Além disso, ela nos aproxima através da alegria e do encantamento mágico presente nas entrelinhas de cada enredo cultural.
Ao longo do percurso letivo deste ano, docentes, discentes, pais, equipe pedagógica e gestora instaurou o desenvolvimento pleno e contextual inerente a literatura de cada região brasileira. Haja vista que, o Brasil dispõe de grandes riquezas, no tocante a literatura e aspectos culturais. Diante disso, efetivamos a seguinte disposição:
Abertura: O Brasil e os ritmos culturais
Região norte: David Assayag, Sebastião Júnior e o Boi Garantido e Caprichoso
Região Nordeste: Bráulio Bessa e o Forró
Região Centro oeste: Cora Coralina e o Siriri
Região sudeste: Monteiro Lobato, Maurício de Souza, o mundo encantado da literatura infantil.
Região Sul: Érico Verissimo e as danças gaúchas.
As apresentações foram pautadas na explosão de ritmos e sensibilidade advinda das poesias declamadas. Além disso, o entretenimento foi um dos aspectos marcantes da noite cultural e literária. Pois a cada apresentação o público vibrava com grande emoção. O Colégio Pentágono agradece aos pais e comunidade são-franciscana por prestigiar o Chá Literário/2019.

CRÉDITOS

Discentes, pais e comunidade escolar.
Equipe pedagógica, docentes e colaboradores do Colégio Pentágono.

Hermes Braga
Consultor de eventos

Alan Jackson Pereira Rosa
Prof. Língua Portuguesa
Coordenador do projeto

Karina Larissa A. Cunha
Diretora do Colégio
Pentágono

Campartilhe.

Comentários desativados.