CHAPADA GAÚCHA – FÉ E TRADIÇÃO MARCAM A TRADICIONAL FESTA DE REIS NA COMUNIDADE RIBEIRÃO DE AREIA

0

Mais uma vez o terno de folia de reis de Ribeirão de Areia, coordenado pelo folião guia Manoel Gomes Pereira e pelo alferes José Nunes Rodrigues, cumpriu mais uma missão. No dia 30/12/2019 os foliões reuniram-se na casa do imperador Ademilson (Dimilson Pezão) onde receberam suas toalhas e saíram para a jornada. Foram oito dias percorrendo a região, visitando os moradores, perpetuando um ritual de fé e alegria onde todos se envolveram. Este ano visitaram 76 casas, além de cantar em 10 cemitérios, onde estavam sepultados vários ex-foliões de muitas cantorias de reis de promessa.
No dia 6, dia dos Santos Reis, feriado municipal, a folia voltou à casa do imperador onde foram recebidos por ele e a imperadeira e toda a comunidade que os aguardavam. Adentram à casa cantando os reis da chegada e, mais tarde, reza (ladainha) benditos. Por fim a entrega da folia onde os foliões devolvem as toalhas encerrando assim o ritual religioso. Seguem-se as danças do lundu, do quatro e os batuques. Antes mesmo da chegada da folia, foi servido um farto almoço, mas tarde um farto café com biscoitos, e à noite uma janta para uma multidão de participantes.
“Este ano ocorreu tudo bem. Só tenho a agradecer aos foliões e a todos companheiros que ajudaram, a todos moradores que nos acolheram foi um ano excelente, deu tudo certo. Gratidão a todos” disse Manoel Gomes Pereira.
O terno de folia de Ribeirão de Areia existe há mais de cinquenta anos, sendo Adolfo Pereira (já falecido) o primeiro folião de guia. Após seu falecimento o grupo foi coordenado pelo folião Jonas Pereira Gomes que faleceu em 2018, assumindo a coordenação o seu irmão Manoel Gomes Pereira. Os primeiros alferes foram Antônio Rocha, José Augusto Magalhães (Zé de Pidu), Raimundo Pereira dos Santos (Raimundão), e o sindicalista Eloy Ferreira da Silva, ambos já falecidos. Nos últimos anos os alferes foram Natalício Nunes Rodrigues (atualmente se encontra enfermo) e José Lopes de Almeida, atualmente tem como alferes o José Rodrigues (Zé de Rosa) auxiliado por José Francisco Ribeiro da Silva.


(José Raimundo Ribeiro Gomes)

Campartilhe.

Comentários desativados.