COUVE

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De uma forma geral, as folhas verdes são indispensáveis em uma alimentação saudável e equilibrada. Um dos benefícios desses alimentos é que são ricos em fibras e controlam a quantidade de açúcar no sangue.
Porém, as folhas verde-claras não possuem um mineral que se destaque. Por outro lado, as verde-escuras têm mais nutrientes e substâncias bioativas. Esses compostos químicos diminuem o risco de doenças cardiovasculares e câncer.
A couve é rica em vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, Vitamina C, vitamina K e clorofila.
Ela é também uma excelente fonte de cálcio, cloro, ferro, fósforo, magnésio e silício. É um alimento de fácil digestão e quem ainda gosta de contar calorias pode relaxar: 1 xícara de couve tem 36 calorias.
Quanto mais os especialistas estudam essa verdura, mais vantagens são atribuídas ao seu consumo:
Anti-inflamatória e cicatrizante: A capacidade anti-inflamatória da couve é incomparável entre folhas verdes, especialmente no que tange à prevenção e até mesmo reversão de artrite, doenças do coração e outras doenças autoimunes.
Ajuda a fixar o cálcio nos ossos: A couve é um alimento bem mais adequado para a saúde dos ossos que o leite de vaca. Além de ter cálcio e magnésio, ela carrega esses dois minerais na proporção adequada.
Para conseguir exercer suas funções, como formar a massa óssea, o cálcio precisa do magnésio na medida correta. Caso contrário, como acontece com o leite, ele rouba o magnésio existente no organismo.
Retarda o envelhecimento: A couve é riquíssima em carotenóides e flavonóides, dois poderosos antioxidantes que protegem nossas células contra os radicais livres que causam o estresse oxidativo.
Os flavonóides também são conhecidos por combater especificamente a formação de células cancerígenas.
Favorece a absorção de outros nutrientes: A enorme variedade de vitaminas e minerais presentes na couve, quando combinados aos seus fitoquímicos, favorece a absorção de outros nutrientes da refeição, especialmente o cálcio.
Tem ação desintoxicante: Nosso organismo tem um processo natural de eliminação de metabólitos, que popularmente é chamado de detox (o termo correto é destoxificação).
Dicas e Cuidados:
A couve é um alimento barato e fácil de encontrar o ano inteiro.
O ideal é comê-la CRUA, pois garante que suas propriedades nutricionais sejam preservadas, já que com o cozimento, mesmo a vapor, e refogada faz com que muitos nutrientes sejam perdidos.
Uma forma muito comum de consumi-la hoje em dia é no “suco verde” ou “suco detox”. Acho muito válido, já que é uma maneira fantástica de fornecer nutrientes de maneira rápida ao organismo.

Receita com couve

INGREDIENTES:

Folhas de couve
· Cenoura ralada
· Cebola ralada (a gosto)
· Frango desfiado
· Queijo branco ricota ou cottage

MODO DE PREPARO:

Retire a parte mais grossa do talo da couve. Disponha as folhas em uma taboa, faça camadas de queijo, cenoura, frango e cebola (uma por cima da outra).
Tempere a gosto. Eu uso sal rosa e cheiro verde . Enrole como se estivesse enrolando uma panqueca, espete um palitinho e pronto. É uma ótima opção de lanche.

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