DECISÕES NA COOPASF

0

PRODUTORES RURAIS REÚNEM-SE COM SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE PARA CONHECER E DECIDIR SOBRE PROJETOS.

Na quinta-feira 10, 32 produtores rurais reuniram-se na sede da Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais de São Francisco – COOPASF, para ouvir a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Banco do Nordeste do Brasil, sobre dois importantes projetos para o desenvolvimento da agricultura familiar.

Os produtores rurais que participaram do encontro são residentes nas seguintes comunidades: Tabocal, Retiro, Travessão, Belmonte, Bom Jesus, São Francisco II, Boca do Rio, Ilha da Porteira, Vila do Morro, Lagoa Grande, Comunidade Quilombola Craíbas II, Assentamento São Francisco II, Novo Horizonte, Ilha da União, Furadinho, Porto Velho, Limeira e Faz. Santa Rita.

O primeiro projeto apresentado foi o de produção de Pimenta que contou a colaboração técnica do Produtor Cássio Rodrigues de Moura, que tem sua propriedade próxima da comunidade Quilombola Buriti do Meio, e já produz em média 1.600 kg/mês, e seu mercado principal é a cidade de Montes Claros. A pimenta malagueta lidera a produção na propriedade com 800 kg/mês, e o restante é dividido entre as pimentas: jalapenho, rabanero, dedo de moça, biquinho e escorpião.

Segundo Cássio, os investimentos totais para a produção em 1 hectare atinge o montante de R$ 17 mil, e o rendimento em 3 safras/ano é de aproximadamente 360 toneladas. Nessa mesma área o produtor ocupa em média 10 pessoas que hoje trabalham como meeiros e são residentes na comunidade Quilombola Buriti do Meio.

Em relação ao interesse dos produtores rurais, os mesmos vão participar de uma visita técnica na propriedade do técnico Cássio Rodrigues de Moura, ainda neste mês, com apoio da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente. Segundo o Secretário Cosmo Fernando, essa medida é muito importante para assegurar aos produtores maior conhecimento sobre a atividade produtiva de pimenta, e decidirem sobre a sua implantação em suas propriedades rurais.

O segundo projeto foi o de Frutas Vermelhas, apresentado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e que contou com a participação do gerente geral da agência do Banco do Nordeste do Brasil – BNB em São Francisco, Sr. Carlos Eustáquio, que discorreu sobre a importância do evento, afirmando para todos que o banco tem o maior interesse e recursos suficientes para financiar todos os produtores rurais que apresentarem seus projetos de Estudo de Viabilidade Técnica – EVTE, para esta atividade produtiva. Ainda afirmou Carlos, que BNB já esteve conversando com o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, e o Projeto de Produção de Frutas Vermelhas passará a ter prioridade nos financiamentos do banco.

Durante a apresentação do Projeto, houve a participação do estudante de Agronomia/UFMG, Manoel Vieira Rocha, que concluirá o curso em 2019, e que deu seu depoimento em relação à capacidade natural/adaptação local para o plantio das frutas vermelhas em São Francisco.

Finalizando as apresentações o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Cosmo, agradeceu a participação e colaboração de todos, e ressaltou a importância e cautela que devem ter em relação ao processo de decisão para implantação dos projetos e que a busca pelos mercados consumidores deve ser visto como o principal eixo para que os projetos deem certo na vida de cada um.

Campartilhe.

Comentários desativados.