DIA DE CAMPO MOBILIZA PRODUTORES RURAIS DE JURAMENTO, NO NORTE DE MINAS

0

Produtores do município de Juramento participaram de um Dia de Campo neste sábado (24), tendo como tema o cultivo de sorgo. Ministrado pela equipe da Biofábrica, do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), campus Montes Claros, sob a coordenação técnica do professor Demerson Sanglard, o evento também se configurou como uma oportunidade para que os professores apresentassem aos agricultores o trabalho realizado na Biofábrica, que produz mudas sadias de plantas resistentes à seca em larga escala, que estão sendo distribuídas a agricultores familiares da região.

O curso também contou com a presença do presidente da Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural, deputado federal Zé Silva; do prefeito de Juramento, Wendel Pereira de Souza; do diretor administrativo da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Ricardo Demicheli; do engenheiro agrônomo da Emater, Alex Versiani, e de estudantes da UFMG.

Durante o Dia de Campo, o professor Demerson Sanglard apresentou a dinâmica que envolve a produção de mudas em laboratório, bem como as estratégias para repasse aos produtores. “A meta é que os municípios do Norte de Minas tenham postos avançados, possibilitando receber os propágulos vindos diretamente do laboratório. Esses postos são estruturas de viveiros, compostos por telas de sombreamento (sombrites) e canteiros a céu aberto, onde realizamos o que denominamos de processo de aclimatação das plantas”, explica.

De acordo com o professor, além de possibilitar maior eficiência no transporte e fornecimento das mudas, o trabalho nos postos avançados poderá envolver estudantes do ensino fundamental e médio, potencializando a função social da Biofábrica.

O professor destaca que a Biofábrica está produzindo mudas de espécies agrícolas nativas e de interesse no mercado regional, como banana, palma forrageira, mandioca e alho, com tecnologias agregadas, distribuídas de forma gratuita aos produtores. “O empreendimento é uma parceria da UFMG com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), viabilizado pela ação parlamentar do deputado Zé Silva, e cultiva mudas selecionadas e ambientadas às condições climáticas da região, chegando ao produtor com uniformidade genética, livres de doenças e pragas, com maior potencial produtivo e crescimento mais rápido”.

ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Durante o encontro, o deputado Zé Silva falou sobre o trabalho que vem fazendo, junto com a administração municipal de Juramento, para garantir o abastecimento de água no município. “Com apoio da Emater e todo o empenho da prefeitura, conseguimos levar água potável para a comunidade de Pau D’Óleo, com a tubulação instalada em um trecho de mais 16 km de distância.  Foram mais de 1.600 dias de trabalho árduo, inclusive com participação voluntária, da fonte até a comunidade. Também foram realizadas obras de recuperação da sub-bacia do córrego Rio São Joaquim, serviços de proteção de nascentes e de matas de topo e ciliares, construídas bacias de captação de água de enxurradas, e construção de terraços, tudo isso para garantir que não falte água para o abastecimento no município”.

O deputado diz que sua ação parlamentar também tem priorizado as comunidades rurais, que estão recebendo sistemas de abastecimento de água. “Nosso mandato tem como prioridade o produtor rural, a agricultura familiar, e temos trabalhado incansavelmente para garantir que os produtores tenham acesso às políticas públicas voltadas para o setor, e a serviços essenciais como educação e saúde, levando oportunidades e melhores condições para que tenham uma vida digna. Para isso, a nossa ação tem possibilitado ao município receber milhares de sacas de sementes para a agricultura familiar, kits-feira livre (compostos por 10 barracas, 02 balanças e 20 jalecos, cada), e já temos o recurso aprovado para a construção do Centro de Comercialização para Agricultura Familiar, que vai potencializar a comercialização dos produtos dos agricultores do município”, anuncia.

Através da ação do parlamentar, o município também recebeu uma fábrica de pré-moldados, tanque de granelização e resfriamento de leite, para a Associação Comunitária dos Produtores Rurais de Juramento, mudas frutíferas para pomares domésticos, pitainhas para agricultura familiar, capacitação de jovens e agricultores familiares, além de aquisição de veículo e equipamentos para a Atenção Básica à Saúde, totalizando um investimento da ordem de R$ 3 milhões.

Zé Silva falou, ainda, sobre o cadastro ao Programa Nacional do Crédito Fundiário e sobre os benefícios da Lei 13.606/2018, de sua autoria, que garante desconto de 40% do Funrural e até 95% de desconto na renegociação das dívidas rurais.

O prefeito Wendel Pereira de Souza destaca que o Juramento tem dado um salto de desenvolvimento. “Mas esses avanços só são possíveis com parceria, e é muito importante contarmos com o apoio do deputado para que ações como essas possam fortalecer com conhecimento e assistência técnica a capacidade produtiva de nossa agricultura familiar, que é a base da economia do município”, avalia.

Deputado Federal Zé Silva (SD-MG) / Assessoria de Comunicação

Campartilhe.

Comentários desativados.