Dicas de alimentação para o Natal

0

A época mais esperada do ano chegou. O reencontro com familiares e amigos, a troca de presentes, os bons sentimentos, e as delícias da Ceia de Natal! Mas, esse ano proponho, um presente diferente: cuidados com a sua saúde!
Por que não aproveitar os dias de folga de dezembro e as festas de final de ano para começar a rever a alimentação? Mesmo para quem já segue um programa de reeducação alimentar, esse momento pode ser uma oportunidade para seguir firme na busca do objetivo de ter uma melhor qualidade de vida.
Se a variedade de alimentos da Ceia de Natal lhe deixa inseguro para fazer as escolhas mais saudáveis, as orientações abaixo poderão lhe ajudar:
• Pensando na ceia de Natal e demais festividades, evite ir ao supermercado de “estômago vazio” e sempre prepare uma lista de compras com antecedência.
• Diminuir o tamanho das porções pode ser uma alternativa para não se privar dos alimentos tipicamente natalinos.
• Ter uma atenção especial ao modo de preparo dos alimentos também é importante. Utilizar pouco óleo para preparar os alimentos, preferir opções assadas, grelhadas e cozidas, investir em saladas cruas ou frutas sem caldas.
• No preparo da farofa e demais recheios para carnes, evite embutidos como linguiça e presunto. Doses extras de sódio e gordura devem ser evitadas.
• As carnes como peru, chester, tender, lombo e pernil podem ser regadas com suco de laranja e ervas enquanto são assadas. Dessa forma, ficam suculentas e podemos dispensar a manteiga da cobertura dos assados. No lugar da maionese, prefira molhos à base de iogurte natural.
• Na hora do churrasco não dispense o abacaxi, pois facilita a digestão.
• As frutas secas e castanhas podem ser consumidas, porém com moderação. Em excesso podem contribuir para aumentar o valor calórico da refeição.
• Prefira sucos naturais que não necessitem de açúcar extra, este serve como substituição ao refrigerante. Bebidas alcoólicas são geralmente calóricas, portanto, cuidado com a quantidade ingerida.
Por fim, aproveite bastante essa época, sem se esquecer de que o foco não é a “comida”, mas a confraternização e o encontro com as pessoas que amamos!

FAROFA COM
CASTANHA DE CAJU

INGREDIENTES:

180 gramas de farinha de mandioca
50 gramas de castanha de caju
1 colher de sopa de cebola
1 dente de alho
1 colher de sopa de óleo de coco
¼ colher de chá de
sal rosa do himalaya
1 unidade de ovo
1 colher de sopa de alecrim seco
1 colher de chá
de açafrão ou colorau .

MODO DE PREPARO:

Higienize a cebola e o alho. Rale a cebola, pique o alho e reserve. Pique grosseiramente a castanha de caju e reserve.
Leve ao fogo médio uma frigideira, coloque o óleo de coco e doure a cebola e o alho. Acrescente o açafrão ou colorau, misture, depois acrescente o ovo e o alecrim, mexa.
Junte a farinha de mandioca, uma pitada de sal rosa e deixe por aproximadamente 5 minutos em fogo baixo, continue mexendo. Desligue o fogo e acrescente as castanhas de caju.
Bom apetite!

Campartilhe.

Comentários desativados.