DOIS FATOS PREOCUPANTES COMO REGISTRO:

0

O LIXO NA CIDADE E AS ÁGUAS DO SÃO FRANCISCO

O LIXO: o serviço de coleta está suspenso. O motivo, pelo que apurou a reportagem do Veredas, é a falta de pagamento à empresa encarregado da coleta – 4 meses de inadimplência.
A Prefeitura colocou um caminhão caçamba para fazer a coleta. Dois problemas: o primeiro, o tipo do caminhão é inadequado para a operação, não sendo recomendado pela política do meio ambiente. Segundo, um só caminhão não dá conta de toda a coleta da cidade. Pior: por onde passa o caminhão vai deixando um rastro de lixo espalhado.
Enquanto isso, lamentavelmente, o lixo está se espalhando pelos passeios e ruas de diversos pontos da cidade. Um perigo, sem dúvida, pois pode propiciar a proliferação do mosquito da dengue, ratos e baratas, além do enorme fedor.
Existe uma lei federal que trata da coleta e acondicionamento do lixo doméstico e comercial. Apenas uma lei, cuja aplicação vem rolando há anos e não se sabe quando será cumprida. Brasil das leis e do jeitinho – e a população vai pagando.

ÁGUA DO RIO: um observador da cidade espantou-se com a cor das águas do São Francisco, que se apresentam muito vermelhas e barrentas. Não deveriam estar assim às portas do mês de maio quando, normalmente, elas ficam bem mais claras, esverdeadas. Deram-lhe uma resposta: todos sabem o que pode ser, mas não tocam no assunto.
Seria efeito Brumadinho chegando a São Francisco? Pode não ser, mas que as águas do rio estão diferentes, isso lá é verdade.

Campartilhe.

Comentários desativados.