EMATER APRESENTA RELATÓRIO

0

Os técnicos da Emater Marcos Sebastião Veloso, Fred Botelho e Geraldo Magela, como ocorre todos os anos, apresentaram os resultados dos diferentes serviços de assistência técnica e extensão rural executados no ano de 2017 em parceria com os governos municipal, estadual e federal. A exposição do documento revelou a diversidade de políticas públicas em implantação, o custo benefício do convênio com a Prefeitura , os impactos econômicos, sociais e ambientais.

O diretor do Escritório Regional da Emater de São Francisco, Onias Guedes, teceu comentários sobre a Emater e a importância do convênio com o município.

O relatório tem, ainda, o viés de compartilhar a visão, a missão e o que a empresa faz. O planejamento estratégico da empresa segue diretrizes do Plano Plurianual de Ação Governamental, Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado e dos diagnósticos dos fóruns regionais por território de desenvolvimento.

A empresa está em rede com a secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, universidades, instituições de ensino e pesquisa, organizações da sociedade civil, governamentais e não governamentais. Tamanha articulação enriquece diagnósticos para melhor aplicar recursos humanos, financeiros e materiais, pois soma perspectivas da empresa com as externa.

Dados importantes do Escritório da Emater de São Francisco: Área de atuação: 3.309km2; população alcançada: 53.828 habitantes.

PRINCIPAIS RESULTADOS DE 2017

Agricultores familiares: 5.187; organizações comunitárias rurais, 132; grupos de produção realizando gestão coletiva (agroindústria, tanques comunitários, equipamentos coletivos – 182. Na esfera de atendimento do Escritório Local encontra-se, ainda: outros agricultores, público urbano, organizações, jovens rurais, estudantes, assentados de reforma agrária, quilombolas e mulheres rurais.

PROGRAMAS

O Escritório Local acompanhou os seguintes programas: bovinocultura, culturas anuais, fruticultura, olericultura, pequenos animais, bem-estar social, organização e mercado, agroecologia, agricultura urbana e periurbana, agroindústria, crédito rural, Programa de Aquisição de Alimentos, programa de revitalização de bacias hidrográficas, programa Minas Pecuária, programa Pro-genética, adequação de propriedades rurais (ISA), Cadastro ambiental Rural (CAR), laudos, atestado e outros serviços, seguros agrícolas e garantia safra, contrato – Programa Brasil sem Miséria, contrato – Revitalização do Rio São Francisco.

MANIFESTAÇÕES

Ressaltaram o trabalho da Emater no município, destacando a sua importância: o vereador Anízio Vieira, presidente da casa, vereador Sargento Edmilson e João Naves, presidente do Codema e secretário do CBHSF9.

Campartilhe.

Comentários desativados.