EMATER VISTORIA PROJETO DE PISCICULTURA – I

0

Na quinta-feira 19 Geraldo Magela Freire Magalhães, gerente regional da Emater de São Francisco, e os técnicos Antônio de Farias Salgado e Leandro Mendes de Jesus, fizeram uma visita técnica ao projeto de piscicultura implantado na propriedade de José Ribeiro de Oliveira e seu genro Jailson Rodrigues dos Santos, na comunidade de São Domingos.
Durante a visita José, questionado sobre o apoio que recebe da Emater, disse: “Foi bom demais, o meninos iniciaram o projeto buscando orientação através da internet e então compraram o material. Com enxadão abriram o tanque no solo e para dar altura jogaram terra em volta. Iniciamos a criação dos alevinos, mas com algum tempo começou morrer muitos e não sabíamos o que fazer. Foi então que o Jailson soube que a Emater poderia nos orientar. Não demoraram a nos atender após nossa procura. Assim que chegaram aqui passamos a mudar o sistema e como já tínhamos investido alguma coisa com o material eles nos ajudaram adaptar o que já havíamos construído. Fizeram três sistemas para limpeza da água, pois a concentração de nitrito e amônia na água transformou- se em tóxico para os peixes. Mudamos também o manejo dos alevinos. Eram todos criados de forma irregular, misturando a ração de peixes de vários tamanhos. Abrimos outros tanques já com a medida correta, pois o primeiro, como já disse, foi construído sem experiência. Com o passar do tempo adquirimos já algum conhecimento. Nos deram uma força boa aqui”.
O técnico Antônio Farias prestou alguns esclarecimentos para os produtores anotando que sistema adotado por eles estava perdendo muitos peixes, pois não tinham base de análise da água: o Ph e o nível de nitrito e amônia. Observou ainda que mediante análise feita água estava com nível de amônia muito alto e grande excesso de nitrito provindos das fezes e ração jogadas no tanque, por isso ao elevado número de mortes de peixes.
Visando resolver o problema, com mais urgência, os técnicos instalara um sistema de filtragem biológico em vista, ainda, a maior oxigenação da água
Os três primeiros tanques construídos pelos produtores para manutenção dos primeiros cuidados com os alevinos foram mantidos, apesar de um deles ter sido construído com dimensão maior que a recomendada o que dificulta o manuseio dos alevinos. Os técnicos instruíram como devem ser manejados os peixes em cada tanque.

Campartilhe.

Comentários desativados.