Entrevista de emprego: saiba como se sair bem

0

Se você foi selecionado para participar de uma entrevista de emprego, está diante de uma grande oportunidade, porém, é preciso preparar-se para não fazer feio frente ao entrevistador. Ter o cuidado em alguns pontos antes de sair de casa e também durante a conversa aumentarão sua chance de contratação. A entrevista de emprego é a oportunidade em que o desempenho do candidato pode ser determinante para a conquista da vaga. 

Logo abaixo descrevi uma lista de procedimentos e cuidados adicionais de tudo aquilo que o candidato deve fazer antes de enfrentar a tão cobiçada entrevista e no momento da sua participação: 

  1. Personalize seu currículo

Suas experiências profissionais podem ser variadas. Por essa razão, é recomendável que envie anteriormente um currículo personalizado, contendo seus dados pessoais e formas de contatos, realçando as habilidades, qualificações, formações acadêmicas,cursos e competências que sejam de maior interesse para o contratante.

  1. Faça uma pesquisa prévia

É muito importante conhecer a empresa, o negócio, serviço, que pretende trabalhar. Entender a missão, visão, valores, clientes, mercado, produtos e serviços oferecidos, ajudará a entender o que a empresa espera dos futuros colaboradores.

  1. Levar ou não levar um currículo?

Mesmo que já tenha enviado o currículo para o entrevistador ou empresa,é sempre bom levar algumas cópias extras. Talvez o entrevistador queira verificar uma informação pontual no seu histórico. Carregue sempre duas ou três cópias do currículo.

  1. A roupa

Preste atenção ao modo como você irá vestido. É preciso vestir-se de maneira adequada ao ambiente, com o intuito de mostrar seriedade e respeito ao cargo que almeja ocupar. Na dúvida, prefira as roupas mais formais ou mesmo que você esteja concorrendo a uma vaga em empresas de estilo mais despojado, o ideal é optar por um traje mais sóbrio:

  • Mulher: roupas mais sóbrias e estampas discretas. Evite trajes muito decotados ou curtos.
  • Homem: pode usar camisa social, calça em tons neutros (pode ser jeans), sapatos ou tênis discretos (evite tênis esportivo). Não precisa usar terno e gravata – a menos que o perfil da empresa exija algo do gênero.
  1. Pontualidade

Os atrasos são intoleráveis. Mostram de imediato a falta de compromisso, planejamento e responsabilidade por parte do candidato. É importante chegar entre 15 a 20 minutos antes do horário marcado.

  1. Desligue o celular ou deixe no modo silencioso

Não deixe sua entrevista ser atrapalhada pelo toque do seu celular. Demonstre foco e profissionalismo. 

  1. Demonstre interesse na vaga almejada

No momento da conversa demonstre que você quer saber mais sobre a empresa, pergunte sobre o cargo ofertado, tente desenvolver uma conversação normal com o entrevistador. Responder apenas “sim” ou “não” ou dar respostas muito vagas, pode render a você uma desclassificação. Poderá levar caneta e papel para tomar notas em relação aos pontos da vaga pretendida.

  1. Conhecimento técnico no currículo não é tudo!

Quando a contratação é para nível inicial na empresa, é mais importante que o candidato demonstre ter vontade de aprender e iniciativa. Se ainda não tem experiência para contar, pode falar sobre seu desempenho no curso ou atividades extracurriculares. Busque situações que você tenha vivido na faculdade e possam ser trazidas para a realidade do dia a dia da empresa.

  1. Observe sua linguagem corporal

Fique sempre atento aos seus gestos, postura e expressões faciais, pois eles dizem muito sobre você. O ideal é estar à vontade, mas não relaxado demais. Mantenha uma postura reta, não boceje e evite cruzar seus braços. 

  1. Responda o que for perguntado

Seja claro e objetivo em suas respostas, preste atenção em que o entrevistador está questionando. Segure um pouco a ansiedade caso o entrevistador não aborde temas como questões salariais, benefícios, etc. Trate do assunto apenas se houver abertura para falar sobre esse tema. 

  1. Não fale mal de alguém ou da empresa que trabalhou

A entrevista não é o momento para isso. Vale ressaltar realizações nos empregos anteriores e rotinas como forma valorizar a experiência profissional. Mas nunca fale mal dos antigos empregadores.

  1. Conheça suas competências e habilidades

É muito comum o entrevistador perguntar sobre seus pontos forte e fracos, virtudes e defeitos. Para responder é preciso o autoconhecimento, quais as suas competências estão de acordo os interesses do empregador e por exemplo, o que a empresa não tolera.

  1. Agradeça pela oportunidade

Termine a entrevista com um aperto de mão, reforce o interesse de ocupar a vaga disponível. Agradeça pela oportunidade de ser ouvido. Para destacar e fazer-se lembrado, vale enviar um e-mail formalizando os agradecimentos.

Para uma entrevista de emprego bem-sucedida é muito importante que o candidato esteja atento as dicas supracitadas. Elas poderão fazer com que você destaque como profissional, transmitindo uma imagem positiva e responsável. E, não menos importante, além de seguir todos os conselhos acima o interessado deve sempre investir em qualificação profissional, competência e ética, entre outras qualidades para crescer no mercado de trabalho.

*Mais informações sobre como elaborar um excelente currículo, entrem em contato para conversarmos:

 E-mail: missimagem@gmail.com

Facebook: Miss Imagem – Dicas de etiqueta, estilo e desenvolvimento pessoal – https://www.facebook.com/missimagem/

Campartilhe.

Deixe Um Comentário