FESTA DO PADROEIRO

0

A paróquia de São José está promovendo uma bela festa em homenagem ao padroeiro de São Francisco. Celebração de ofícios religiosos, barraquinhas e shows com artistas da cidade têm animado as noites no espaço à frente da igreja, no ponto que nasceu a cidade de São Francisco. Considerando que o dia do padroeiro de São Francisco, dia 19 de março, coincidiu com período da Semana Santa, a data será comemorada no dia 1º de maio – muito apropriado, também, pois era ele um trabalhador.

UM PEDACINHO DE HISTÓRIA

Em 6 de novembro 1866 ocorreu a emancipação eclesiástica da Paróquia de Contendas, através da Lei Provincial nº 1.356, que criou o distrito de Paz com a Paróquia de São José das Pedras e, assim o povoado de Pedras de Cima também mudou de nome, passou a ser chamado de Vila  São José das Pedras dos Angicos.        Através de um desenho foi dado ao são-franciscano conhecer a primeira igrejinha aqui levantada, na antiga Pedras dos Angicos – feito por Teodoro Sampaio, possivelmente por volta de 1879, quando por aqui passou em viagem científica, pelo rio São Francisco.

Em 1890 houve a iniciativa de construir uma nova igreja no mesmo local, demolindo-se a igrejinha primitiva. O templo, contudo não foi concluído desmoronando-se.

Em 1900 – data provável – teve inicio a construção da atual igreja, mas ficou sem concluir por muitos anos. Somente em 1935 foi retomada a obra que ficou a cargo do mestre Antônio Garibaldi. À frente da paróquia estava o Pe. José Ribeiro do Vale. À entrada do templo ainda é conservada uma placa comemorativa da sua inauguração.

Campartilhe.

Comentários desativados.