FRUTAS VERMELHAS

0

O secretário municipal de Agricultura, Cosmo Fernando Pinto Lima, tem trabalhado com muito afinco para a implantação do projeto Frutas Vermelhas. Ele tem contato com irrestrito apoio do Prefeito Municipal, Evanilso Aparecido Carneiro, que já autorizou a contratação da Empresa INOVATIVO – Soluções Ambientais, para elaborar o Projeto e o Plano de Negócio para atração de investidores para o Projeto Frutas Vermelhas. Com o Plano de Negócios, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizará diversas apresentações no município e outras localidades.

O Banco do Nordeste, agência de São Francisco, gerenciada por Carlos Eustáquio, já definiu que é parceiro da Secretaria e Agricultura, e disponibilizará por meio de suas linhas de financiamento recursos suficientes para que os produtores rurais interessados e investidores possam ingressar no projeto de Frutas.

Segundo o secretário, o projeto contará com a participação de outras entidades, ao longo da sua implantação e operacionalização, entre algumas podem se destacar: EMBRAPA, EMATER, EPAMIG, CODEVASF, UFMG, SEBRAE, MAPA, MI, SEAD, IDENE, EFAT, IFET Montes Claros e Januária, FUCAM São Francisco, COOPASF, Empresas Locais,Câmara Municipal e Prefeitura de São Francisco, além dos produtores rurais que serão os principais protagonistas deste importante projeto.

O projeto está sendo desenvolvido e será implantado, priorizando as terras localizadas entre os distritos de Retiro e Travessão de Minas, e a expectativa é que, em 10 anos, tenha criado oportunidades de trabalho para 30 mil pessoas nos 10 mil hectares de plantio com 19 espécies de frutas vermelhas, que terão suas mudas produzidas in vitro, pelo processo de micropropagação, com a instalação da Biofábrica.

A Agência de Desenvolvimento, que será simultaneamente implantada no projeto, terá como principais funções: fornecimento das mudas de frutas vermelhas; a compra e comercialização da produção; a prestação de assistência técnica necessária ao processo produtivo e numa segunda fase, a verticalização pela industrialização de vários produtos para o mercado nacional e internacional, identificado no Plano de Negócios.

Outro benefício importante na economia do município de São Francisco, será a elevação do Produto Interno Bruto – PIB que passará do atual nível de R$ 4 milhões/ano (IBGE) para R$ 1 bilhão no período final do projeto.

Campartilhe.

Comentários desativados.