INSTALAÇÃO DO COLMEIA

0

O técnico da Copasa reuniram-se, na quinta-feira 15, no Plenarinho da Câmara Municipal, com representantes da comunidade são-franciscana com objetivo  de apresentar o Regimento Interno do Coletivo Local de Meio Ambiente – COLMEIA, instituição que visa garantir a implementação do Programa Pró-Mananciais, que tem em sua concepção, entre outras, a construção coletiva do sentimento de pertencimento à microbacia hidrográfica, a gestão participativa e a responsabilidade compartilhada.

Estiveram presentes à reunião: presidente da Câmara Municipal, vereador Anízio Alves Vieira; secretário municipal do Meio Ambiente, Cosmo Fernando Pinto Lima; presidente do Codema, João Naves de Melo; presidente do CBHSF9 Marcos Sebastião Veloso; representante da Cooperativa dos Pequenos Produtores, Diovane Rene da Costa; representante do IEF, Arlindo Viera dos Santos;Vilmar Bispo e José Carlos Almeida, da secretaria do Meio Ambiente.

Funcionário da Copasa fez a leitura do Regimento que, a seguir, foi debatido com os presentes, adequando-o à realidade local. Como primeira medida, foi debatida a composição do COLMEIA tendo como representantes da Copasa, Prefeitura Municipal (Secretaria Municipal do Meio Ambiente), Câmara Municipal, Codema, Emater, IEF, Polícia Ambiental.

O COLMEIA terá a seguinte estruturação: Coordenador, Secretaria Executiva e Responsável pela Comunicação, escolhidos por seus membros titulares, a exceção da Secretaria Executiva, que será desempenhada pela Copasa.

ATIVIDADES DO COLMEIA

Compete ao COLMEIA participar das atividades relacionadas ao Programa Pró-Mananciais; elaborar o pré-diagnóstico da microbacia contemplada e aprovar o diagnóstico final com a comunidade; construir de maneira participativa e colaborativa, com a comunidade residente na bacia, o Plano de Ação e submetê-lo à aprovação do Comitê Ambiental da Copasa; definir responsabilidades entre os parceiros locais; hierarquizar as ações previstas; executar e acompanhar as ações revistas no Plano de Ação; prezar para que a metodologia do Programa Pró-Mananciais seja seguida em todas as etapas e ações desenvolvidas e aprovar o relatório trimestral das ações realizadas.

REUNIÕES

Decidiu-se, em primeira instância, que o COLMEIA terá uma reunião ordinária por mês, definindo-se que, em São Francisco, elas se realizarão no Plenarinho da Câmara Municipal na terceira segunda-feira do mês, às 8h.

PRÓ MANANCIAL

O Programa Pró-Manancial da Copasa está sendo implantado, com recursos repassados pelo governo federal (recursos hídricos oriundos de cobranças do uso da água), na primeira fase, nos  municípios de São Francisco, Januária, Brasília de Minas e Japonvar.

Campartilhe.

Comentários desativados.