PEQUENA CRÔNICA

0

PATINHO FEIO

Os prédios da Prefeitura, Câmara Municipal, Secretaria Municipal de Obras, Transportes e Urbanismo e Escola Técnica Cel. José Ortiga receberam roupagem nova, neste começo de ano. Os prédios das Secretarias de Cultura e Turismo, e Educação, também passaram por ampla melhoria externa. As secretarias de Desenvolvimento Social e Saúde, funcionam em prédios adequados, confortáveis.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente está instalada no centenário prédio localizado no começo da avenida Montes Claros, frente para a rua Direita e lado para a Praça da Matriz. Um ponto histórico a considerar que o prédio foi construído por Francelina Alexandrina de Azevedo, que a vendeu para o padre Nicolau Ciampoli, que a reformou e ampliou em 1918 e vendeu  Rajo Fortes, que nele foi  instalado o primeiro hotel de São Francisco. Depois, no correr dos anos, recebeu os seguintes órgãos: Fórum, Prefeitura, Câmara Municipal, escritório da Emater, posto da Junta Militar e, agora Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente. É, sem dúvida, excluindo-se o valor histórico,  o mais feio e triste de todas as outras instalações, um “patinho feio”.

Aí vem a boa notícia – dada nesta edição: o prefeito Evanilso autorizou ao secretário Cosmo, da Agricultura, a proceder reformas nas instalações do Parque de Exposição Zezé Botelho com o fim de instalar a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e outros departamentos municipais.

Mais que do que isso, pretende o secretário: montar estandes permanentes voltados para agricultores familiares e outros, com indicação de projetos que podem – e devem – ser implantados em propriedades rurais no sentido de gerar renda, incentivar a produção com vistas ao PNAE e PAA.

No caso é de se lembrar o conto de fadas de Christian Anderson, O Patinho Feio que era, na verdade, um cisne.

Campartilhe.

Comentários desativados.