PITAYA

0

É uma fruta oriunda de florestas tropicais do México e Américas Central e do Sul, mas também cultivada em países como Israel, China e, há alguns anos, no Brasil. Hoje sabemos que algumas pessoas daqui de São Francisco estão cultivando essa maravilhosa fruta.

A pitaya é uma fruta rústica pertencente à família Cactácea. É conhecida também como a ‘fruta dragão’, devido à sua casca. Seus frutos apresentam diferentes formatos e a cor da casca e polpa podem variar. A coloração de sua polpa pode variar entre branca e púrpura, dependendo da variedade e também apresenta diversas sementes pretas e tem o sabor levemente adocicado.

Pode ser consumida em sua forma natural ou em sucos, sorvetes, geleias e doces.

Benefícios da pitaya

As três espécies de pitaya mais consumidas são: casca vermelha e polpa branca (Hylocereusundatus), casca vermelha e polpa vermelha (Hylocereuscostaricensis), e a de casca amarela com polpa branca (Selenicereusmegalanthus).

Todas as pitayas são cremosas, contem muita água e tem baixo valor calórico. Sendo muito utilizadas por pessoas que estão em dieta para emagrecimento. Além disso, são ricas em fibra solúvel, antioxidante, cálcio, potássio, fosforo e vitaminas.

Poder antioxidante e propriedades anti-inflamatórias: é rica em compostos antioxidantes que possuem propriedades anti-inflamatórias, atuam na prevenção do câncer e do risco cardiovascular. Também possui licopeno e caroteno, que tem a capacidade antioxidante de prevenir o envelhecimento celular e, consequentemente, o surgimento de doenças.

 Auxílio no tratamento do diabetes:é rica em fibras solúveis que retardam a absorção do açúcar e, portanto, auxiliam no tratamento do diabetes mellitus. Mais saciedade:devido à grande quantidade de fibras solúveis, a pitaya ajuda a promover sensação de saciedade, podendo ajudar no processo de emagrecimento.Melhora do trânsito intestinal:a presença de fibras também ajuda no trânsito intestinal e estimula o crescimento da microbiota intestinal (flora intestinal).Ajuda no processo de destoxificação:as fibras solúveis, presentes na fruta, podem também auxiliar na digestão e no processo de destoxificação, por minimizar os efeitos de substâncias tóxicas ao corpo, como metais pesados (chumbo, alumínio, cádmio, mercúrio, entre outros).

Redução do colesterol:a fruta ajuda a controlar os níveis de colesterol, evitando assim problemas associados ao colesterol elevado.

Fonte de micronutrientes importantes:possui cálcio, fósforo, potássio e vitaminas, que colaboram para a saúde dos ossos e dentes, na contração muscular e na produção de células vermelhas, além de compostos como o licopeno (encontrado no tomate) e caroteno (encontrado na cenoura).

Bom funcionamento do organismo: a pitaya contribui, de forma geral, para o bom funcionamento do organismo. Apresenta composto antioxidante (polifenóis) e prebióticos (oligossacarídeos) que auxiliam no bom funcionamento do organismo, proporcionando melhora no sistema imunológico, regulação do trânsito intestinal.

SUCO DE PITAYA DA POLPA VERMELHA

Um suco saudável e fácil de fazer, que auxilia na eliminação de toxinas do organismo.

Ingredientes

    • Água de coco
    • Pitaya
    • Gengibre
    • Limão
    • Hortelã

 

Modo de preparo

Basta cortar a pitaya ao meio e retirar a polpa. Colocar a fruta no liquidificador juntamente com os outros ingredientes, bater e consumir em seguida.

Campartilhe.

Comentários desativados.