PROGRAMA CIÊNCIA EM MOVIMENTO

0

Mais de mil pessoas, na maioria alunos da rede estadual – apenas uma escola do município – participaram do Programa Ciência em Movimento da Fundação Ezequiel Dias desenvolvida em São Francisco em parceria com a unidade da Fundação Educacional Caio Martins e Escola de Saúde Pública de Minas Gerais.

O evento ocorreu do dia 19 a 24 nas instalações do centro educacional da Fucam, na cidade, com a participação de equipe da Fundação Ezequiel Dias – 12 biólogos e técnicos – que utilizando-se de estandes muitos ilustrativos, levaram aos visitantes/alunos informações sobre serpentes, aracnídeos, abelhas, ciclo da dengue e Leishmaniose; com utilização, ainda de videoteca, jogos e um caminhão laboratório.

Paralelamente ao trabalho dos biólogos, uma equipe da Vigilância Sanitária do município, sob a supervisão do veterinário Armando, fazia teste rápido de Leishmaniose em cães levados pela população da cidade. Segundo o veterinário Armando, constatou-se que mais de 50% dos cães averiguados nos testes apresentaram sinais da doença, o que exigiu o contrateste, com amostras enviadas à análise no laboratório da Fundação.

O PROGRAMA

O programa que a Fundação Ezequiel trouxe a São Francisco está ativo desde 2012 e tem como objetivo de difundir conhecimento científico e tecnológico, por meio de linguagem acessível e atividades lúdicas.

O projeto é pioneiro em Minas Gerais e o único que leva aos cidadãos informações fundamentais para o controle de acidentes causados por animais peçonhentos, agravo identificado pela OMS como doenças negligenciadas. Dessa forma o FUMED se aproxima do cidadão contribuindo para a melhoria de qualidade de vida da população;

FUCAM

A unidade da Fucam de São Francisco tem prestado uma grande contribuição à população são-franciscana recebendo diversas programas, em diversas áreas, que trazem informações importantes sobretudo na formação dos jovens. São diversos os cursos ministrados naquela unidade, inclusive estendendo-se aos adultos.

Campartilhe.

Comentários desativados.