SAIA DO LUGAR – DICAS PARA EMPREENDEDORES

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Quer trilhar um caminho empreendedor de sucesso?

Iniciar o próprio negócio é algo que cada vez mais atinge os sonhos de profissionais ligados a diversas áreas, diferentes atividades inovadoras e faixas etárias, independente do nível de poder aquisitivo.

O processo de empreender começa pela vontade e iniciativa em transformar sonhos e projetos pessoais em realidade, onde os desafios se tornam constantes, os pensamentos e ideias não lhe deixam em paz, e a partir desses momentos passam a planejar e tomar decisões. Assim surge o interesse por um negócio e vários planejamentos com foco no “empreender”.

Levando em conta nosso cenário mercadológico, empreendedores de sucesso devem seguir na luta pelo melhor espaço: no mundo competitivo dos negóciose nos pensamentos e desejos do consumidor. Contudo, para que o profissional tenha sucesso nesta empreitada, algumas dicas são de extrema importância e ajudam a guiar suas ações para aumentar as possibilidades de êxito do negócio:

  1. Escolha algo porque tenha paixão

Ao definir o mercado em que pretende atuar,observe se o negócio que está nascendo irá lhe proporcionar muito prazer em seu cotidiano, pois provavelmente você passará uma grande parcela do seu dia trabalhando nisso e por muitos anos. A paixão pelas suas atividades ajudará a gerar a energia necessária para trabalhar arduamente e com interesse em fazer progredir o seu sonho e persistir nos momentos difíceis.

  1. Valide o seu modelo de negócio

A melhor forma para conhecer e definir suas atividades do negócio, produtos e serviços, é fazer o Planejamento. A falta de planejamento é uma das principais causas de mortalidade das empresas. O ideal é testar e validar seu negócio o mais rápido possível, assim, com as descrições e ideias em papel poderá mudar as estratégias caso seja preciso, não tenha medo e receios em mudá-las. O Canvas é um modelo bastante útil para elaborar seu plano de negócios (https://www.sebraecanvas.com).

3. Escolha um mercado com grandes oportunidades de negócios

Pesquise sobre a sua ideia, conheça os pontos fortes e fracos, clientes, fornecedores, parceiros, e encontre um segmento de atuação em que você realmente possa entregar algo de valor e onde as atividades de sua nova empresa possam ser relevantes. Procure e escute os potenciais clientes, valide suas hipóteses de negócios, teste conceitos e protótipos, colete as percepções. Acima de tudo: aprenda, aprenda e aprenda!Tenha humildade para receber ensinamentos de todos com quem conversar.

  1. Conheça os seus clientes

Quanto mais você conhecer profundamente o seu cliente, maior será a probabilidade de chegar ao sucesso. É de extrema importância conhecer suas preferências, entender o comportamento, as rotinas e hábitos. Uma dica de ouro: Personalize produtos e serviços! Irá conquistar os usuários e deixar sua marca fixada.

5. Selecione profissionais capacitados

Busque trabalhar e estar ao lado dos melhores (profissionais, investidores, fornecedores, parceiros, etc) todos que conseguir. Ter e construir uma equipe forte e preparada é um elemento muito importante. As inovações, problemas, soluções e ideias para colocar em prática poderão ser mais facilmente resolvidas por um time de excelência. E dê um passo de cada vez.

  1. Seja um bom gestor administrativo

Ter experiência no ramo de atuação é importante, mas não é tudo. Boa parte dos empreendedores acreditam que é possível administrar uma empresa com o conhecimento adquirido no dia a dia, em suas rotinas ou em uma graduação específica. Sem conhecimento em administração, o empresário corre o risco de ver o negócio afundar.

  1. Tenha uma vida financeira organizada

Organize seu capital disponível para implantação e gestão do negócio, a desorganização financeira é algo terrível. Para “sair do vermelho”, o primeiro passo é organizar seu fluxo de caixa. Utilize planilhas simples, assim é possível controlar os valores que entram e saem, inclusive com previsões futuras. Dessa forma o empresário terá total controle da situação monetária e poderá planejar o crescimento saudável do negócio.

  1. Deixe separado as despesas pessoais e empresariais

Programe-se! Fixe uma retirada mensal dos ganhos para o pró-labore, e o restante para investimento na própria empresa. A desorganização e apertos financeiros começa quando o empreendedor usa o dinheiro da empresa para pagar despesas pessoais, ou vice-versa.

  1. Defina o valor do seu produto de maneira consciente

Saiba que há técnicas corretas para definir margens de lucro e preço de produtos e serviços. Pesquise, no mercado, região, a margem de lucro antes de fixar preços.

  1. Gerencie sempre seu estoque

É importante saber exatamente a quantidade de cada item disponível e realizar o gerenciamento de estoque, seja ele virtual ou físico. Todo empreendedor deve ter em mente que, se vender, precisa entregar. Observe prazo de validade, condições de uso, todo esse gerenciamento deve ter uma rotina programada, acompanhada e registrada.

  1. Saiba negociar

Negociar também é a chave do negócio. Uma estratégia importante é negociar com os fornecedores. Se você tiver um bom fluxo de caixa, conseguirá fazer compras grandes com pagamento à vista, o que pode significar custos menores na hora de repor o estoque e lucros mais altos no momento das vendas.

  1. Adote estratégias de comunicação e divulgação

Algumas medidas criativas de comunicação e divulgação podem ser adotadas sem grandes custos.  As mídias digitais, redes sociais, estão sendo uma grande saída para demonstrar o poder da sua empresa! Pode informar sobre novidades e promoções, é uma ferramenta relativamente barata. Mais cuidado, pense sempre e faça o planejamento, onde e como quero ser visto no mercado.

  1. Seja criativo

Atitudes e soluções que tragam diferencial para os clientes são decisivos para levar sua empresa ao sucesso.

Empreender é muito mais do que uma ideia e a pressa de ser bem-sucedido. Exigirá muitas apostas, estudos, conhecimento, além de um longo caminho de dedicação.

“Mais importante do que celebrar as conquistas é aprender com os nossos erros”.

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