SECRETÁRIO NO CAMPO

0

Parte II

Projeto 3: Produção e Armazenagem de Água para Irrigação. O projeto foi implantado na fazenda do produtor Josué, conhecido por todos como “ZUÉ”, que recebeu incentivo e apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, com participação da Patrulha Mecanizada do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente – CODEMA, e que por meio de um contrato de prestação de serviços pode construir um tanque para armazenamento de água oriunda de poço tubular, com capacidade de produção de mais de 94 mil litros/hora, instalado em sua propriedade, com apoio da equipe técnica da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

A satisfação estampada no rosto do produtor rural Zué, é notória, assim como a boa relação de amizade que tem com o Dr. João Naves de Melo,presidente do CODEMA, quando fala dos resultados que vem alcançando com a construção do tanque, que comporta hoje e armazena mais de 1,3 milhões de litros de água para ser utilizada na produção agrícola pelo processo de irrigação por gotejamento. Além da produção de peixes do tipo Tilápia e Tambaqui, no tanque escavado pelo CODEMA; a fazenda está com um excelente plantio de cana-de-açúcar para alimentação animal, e no caso específico o fazendeiro utiliza 1,0 hectare nesta produção.

Segundo informações do produtor rural, o custo benefício recebido pela participação do CODEMA, permitiu um ganho de aproximadamente R$ 50,00/cada hora (num total de 23 horas) de máquina carregadeira, trabalhada na construção do tanque. O produtor recomenda essa mesma iniciativa a outros produtores rurais do município, tendo em vista o ganho na construção e uma excelente medida para minimizar os efeitos de possíveis períodos de estiagem, como vividos nos últimos 5-6 anos passados.

Perguntado sobre quais outras plantações o produtor rural Zué irá desenvolver na sua propriedade, as informações iniciais foram para o plantio de melancia, utilizando o procedimento de irrigação por gotejamento, aproveitando a qualidade da terra e a proximidade com a área e as instalações de irrigação, onde a cana-de-açúcar está dando resultados significativos. Foi observado que em 4 meses a cana já atinge a altura de mais de 2,5 metros, estando, portanto quase toda formada. A produção de leite na propriedade é de aproximadamente 150 litros/dia, comercializados a R$ 1,00/litros junto ao Laticínio Saboroso.

Finalizando a entrevista, o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, pode comentar sobre o Projeto de Produção de Frutas Vermelhas, tendo recebido do produtor Zué, o interesse em conhecer melhor para decidir sua participação, pois água para irrigação ele tem em quantidade suficiente e as terras são muitas férteis.

Campartilhe.

Comentários desativados.