SECRETÁRIO NO CAMPO

0

Durante visita técnica no dia 5 de maio/18 à Vila Travessão de Minas, Cosmo Fernando Pinto Lima, secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Chefe de Divisão Vilmar Bispo e o Diretor da COOPASF Diovani Renê, foram acompanhados pelo Produtor Rural Conceir Damião, em visita a projetos de produção agrícola na localidade, entre os quais destacam-se os seguintes:

Projeto 1: A Produção de Milho Jóia, oriunda da distribuição de sementes a produtores rurais, por meio Emenda Parlamentar do deputado federal Zé Silva e apoio da EMATER, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Associações Comunitárias e COOPASF, distribuídas entre outubro e novembro/17. Para São Francisco foram destinadas 7 toneladas de milho e 1 tonelada de feijão. Produtores da Agricultura Familiar – AF, do distrito Travessão de Minas puderam plantar aproveitando o excelente período de chuva que caiu no município e agora estão colhendo a produção com bons resultados.

Em Travessão de Minas produção final da área visitada pelo Secretário Cosmo e equipe, em 6,5 hectares plantados, foi mais de 250 sacos/50 kg colhidos, representando um total de 12,5 toneladas de milho. Na produção (preparo da terra, plantio, tratos culturais e colheita) gerou mais de 10 oportunidades de trabalho para residentes locais, que trabalharam como meeiros.

Projeto 2:A Produção de Sorgo Forrageiro, sementes oriundas do Projeto “SEMENTES PRESENTES”, do Governo de Minas Gerais, contou com as entidades: EMATER, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria do Desenvolvimento Social, COOPASF e Associações Comunitárias, no processo de distribuição e orientações técnicas.

Na Vila Travessão de Minas, na propriedade do produtor rural Conceir Damião, foi utilizado 1 hectare para o plantio das sementes de sorgo forrageiro (saco com 10 kg) e o resultado é animador, com expectativa de colheita de 25 toneladas para produção de silagem destinada à alimentação animal, em área que está sendo preparada para essa finalidade. Segundo o produtor, este ano que foi muito bom de chuva, o plantio de capim não foi visto em muitas propriedades, onde os produtores preferiram o sorgo como principal alternativa para alimentar o rebanho bovino.

Campartilhe.

Comentários desativados.