SOJA

0

Dra. Juliana Elen Sousa Nunes  – Nutricionista

Os componentes da soja mais conhecidos são: o óleo; as fibras que  são responsáveis por diminuir o colesterol, regular a glicemia e o funcionamento intestinal;  a farinha de soja, que pode ser usada como fortificante nutricional ou em substituição às outras farinhas e o isolado protéico de soja (proteína texturizada de soja), que contém cerca de 90% de proteína se compararmos com o extrato de soja , que tem só 60%.

Existem dois elementos importantes na soja: sua proteína e a isoflavona. A isoflavona age como um estrógeno natural, ou seja, um hormônio natural do organismo e traz vários benefícios à saúde.  Aumenta os receptores hepáticos de LDL (o colesterol “ruim”), favorecendo sua quebra e eliminação pelo organismo, aumenta o HDL (colesterol “bom”) e diminui os triglicérides.

Inibe a atividade de algumas enzimas responsáveis pelo crescimento de células tumorais e, além disso, evita a formação de vasos sanguíneos que irrigariam esse tumor, inibe também  a produção de oxigênio reativo, responsável pela produção de radicais livres que causam o envelhecimento celular.

Prolonga o ciclo menstrual diminuindo as alterações hormonais, principalmente o calor excessivo em mulheres na menopausa.

Protege o osso, aumentando a massa óssea e diminuindo a sua perda.

Regula a glicemia (o açúcar do sangue) e protege as estruturas de filtração do rim, diminuindo a progressão da doença renal crônica em diabéticos não-controlados.

Hidrata as  células, diminui o estresse fisiológico e melhora a função imunológica em atletas. Além disso, ela ajuda no tamponamento do ácido lático, ou seja, previne o aparecimento da fadiga.

No caso das crianças, deve-se ter cautela ao substituir o leite de vaca pelo de soja. O leite de soja possui pouquíssimo cálcio se comparado ao leite de vaca.  As mamães só devem realizar a troca, caso os bebês sejam alérgicos a lactose, ou seja, ao leite de vaca.

A soja pode e deve ser incluída em nossa alimentação diária, podendo-se começar com 25 g/dia, que já terá alguns benefícios!

Campartilhe.

Deixe Um Comentário