TEMPEROS E ERVAS

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Temperos, condimentos e especiarias são aqueles produtos constituídos de uma ou diversas substâncias saborosas, de origem natural, com ou sem valor nutritivo, empregados nos alimentos para ressaltar ou modificar o seu sabor.
A maior parte dos condimentos e especiarias possui qualidades culinárias e medicinais e são ingredientes essenciais numa alimentação saudável e equilibrada, pois além de realçarem o sabor dos alimentos, ajudam na digestão, melhoram a estética do alimento e possuem qualidades terapêuticas.

MANJERICÃO SECO

Fonte de minerais como cálcio, fósforo e ferro, vitaminas do complexo B, além de vitaminas A e C.
O manjericão auxilia no processo de digestão, é excelente para aliviar os gases, azia e dores de cabeça conseqüentes de uma alimentação pesada.
Tem ação diurética, auxilia no combate às dores reumáticas, afasta a fadiga e faz bem para a pele, também é bom para tosses, resfriados, vômitos, aftas, mau hálito e tem sido bastante utilizado pelas nutrizes que fazem compressa nos mamilos doloridos.
Uso culinário: Pode ser utilizado no preparo de pizzas, saladas, massas, molhos, sopas, e como tempero de carnes e frutos do mar ensopados.
Como o seu aroma é destruído pelo cozimento, as folhas devem ser acrescentadas no final da preparação.

SALSINHA

Rica em vitaminas A e C.

Tem ação diurética, ajuda a aliviar as dores no estômago e a eliminar os gases que causam desconforto, possui altas concentrações de antioxidantes, combatendo o envelhecimento e reduz o risco de doenças cardiovasculares, pois impede a formação de trombos e coágulos que podem entupir os vasos e causar derrames.
Uso culinário: Usada em saladas, sopas, molhos e temperos em geral.

FOLHAS DE LOURO

Rica em minerais como potássio, cálcio, magnésio e fósforo, vitamina B6, ácido fólico e vitamina C.
Auxilia no processo digestivo, auxilia em casos de gripe, bronquite e outras afecções do aparelho respiratório, atuando como um expectorante natural.
Tem ação diurética, ajuda a regular a menstruação e também é ótimo contra a ansiedade e o stresse por ter efeito relaxante.
Uso culinário: Utilizado em molhos e tempero em geral, sopas, marinadas de carnes, caldos de peixe, e recheios.

ALECRIM

Tem efeito expectorante, diurético, desintoxicante, antifúngico, e antiinflamatório, além de ter ação antioxidante e anticarcinogênica. Ainda auxilia no alívio das cólicas menstruais, redução dos processos inflamatórios da artrite reumatoide e da perda progressiva da memória relacionada à idade.
Uso culinário: Excelente em pratos com carneiros, sopas, assados, marinados, peixes e frutos do mar, e também molho de tomate italiano para peixe, patê de fígado, batatas cozidas, couve flor, espinafre, cogumelos, frutas, sucos e pães.

A maior parte dos condimentos e especiarias possui qualidades culinárias e medicinais e são ingredientes essenciais numa alimentação saudável e equilibrada, pois além de realçarem o sabor dos alimentos, ajudam na digestão, melhoram a estética do alimento e possuem qualidades terapêuticas.

CASCAS DE LIMÃO

Rica em um composto químico chamado d-limoneno que age induzindo a morte natural das células cancerosas e/ou inibindo o seu crescimento celular.
Porém a casca do limão também ajuda a combater a ansiedade, depressão, excesso de colesterol LDL (ruim) e auxilia no controle de ácido úrico.
Porém a fruta em um todo é rica em minerais como fósforo, cálcio e ferro e vitamina C.
A fruta ajuda a fortalecer o sistema imunológico, que fica mais ativo contra agentes nocivos, contribuindo para a prevenção de gripes e outras doenças virais. Tem ação antioxidante, por possuir flavonóides, que previnem a ação de radicais livres, evitando assim o envelhecimento precoce; para quem tem azia e gastrite, o limão contêm substâncias que auxiliam na digestão e ajudam no controle dessas doenças.
Uso culinário: Pode ser consumida in natura, nas saladas e também utilizada no preparo de bolos, biscoitos, pudins, mousses, chás, licores e sucos.

CRAVO

Ajuda a aliviar sintomas da menopausa, a proteger contra aterosclerose e a diminuir o colesterol, auxilia no combate a resfriados e dores de garganta e dente também tem ação no alivio de cólicas digestivas, gases e diarréia.
Uso culinário: Usado no preparo de chás, doces como geléias e compotas, pães, marinados, assados de porco, molhos.

MOSTARDA EM GRÃO

Fonte de vitamina B3, minerais como fósforo, magnésio, manganês, ferro, cálcio, selênio e zinco.
O selênio tem ação antioxidante ajudando a neutralizar os efeitos do envelhecimento, fortalece o sistema imunológico e ajuda a regular o funcionamento da glândula tireóide. O zinco participa na cicatrização de feridas e melhora a percepção do paladar e olfato.
Uso culinário: é utilizada principalmente no tempero de peixes e carne de porco e em saladas.

PIMENTA DO REINO BRANCA EM GRÃO

Contêm minerais como cálcio, fósforo, sódio, potássio e magnésio.
Possui substâncias que provocam a liberação de endorfinas, verdadeiras morfinas internas, analgésicos naturais extremamente potentes que o nosso cérebro fabrica. E quanto mais endorfina, menos dor e menos enxaqueca.
Auxiliam na melhora da digestão, estimulando as secreções do estômago, possui efeito antiflatulência. Estimulam a circulação no estômago, contribuindo para a cicatrização de feridas (úlceras), age como potente antioxidante (antienvelhecimento), e ainda pesquisas têm demonstrado potentes propriedades antiinflamatórias e anticarcinogênicas.
Uso culinário: A pimenta inteira é usada para moagem: moa a pimenta na mesa sobre a comida ou enquanto estiver cozinhando, mas também pode ser usada para cobertura em saladas, marinadas, picles, peixes, sopas, molhos e assados.

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