Unimontes: Projeto “Cidadania Universitária” dinamiza ações comunitárias em São Francisco

0

O projeto “Cidadania Universitária – Campus São Francisco” é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Montes Claros implantado no Campus da cidade de São Francisco neste ano de 2019, já dando alguns resultados benéficos em prol da comunidade são-franciscana. Sendo um projeto de caráter interdepartamental, envolvendo os cursos de graduação de história e matemática do campus, bem como o curso Técnicos em Enfermagem da Unimontes, ele tem como proposta a vivência da cidadania entre professores, alunos e a comunidade local através de ações práticas nas mais diversas áreas: ambiental, cultural, inclusão social, educacional, política, etc. Traz como princípio norteador a aplicação prática da teoria apreendida em sala de aula no espaço em que o campus se encontra, município de São Francisco.
É um projeto que visa o envolvimento tanto dos professores e estudantes da Unimontes como também das escolas públicas (ensinos fundamental e médio) de São Francisco, articulando um trabalho coletivo entre as diversas instituições de ensino aí existentes. Desenvolvido pela Unimontes, o projeto tem como parceiras as escolas públicas desse município, mas também a ONG Preservar (Núcleo de Pesquisa e Preservação do Patrimônio Cultural de São Francisco), a Associação Comunitária dos bairros Jardim Regalito e Aparecida (ACRA), dentre outras entidades.
Segundo seu coordenador, o professor e coordenador do Campus Dr. Roberto Mendes Ramos Pereira, a relevância do projeto Cidadania Universitária se encontra na própria emergência de a Universidade Estadual de Montes Claros se fazer mais presente na vida social de São Francisco, dos seus moradores, dos acadêmicos que ali estudam e, principalmente, nas escolas de educação básica. Esse projeto favorecerá uma maior aproximação entre esses níveis de ensino, revelando a prática da cidadania como caminho de formação para os estudantes envolvidos. O principal objetivo desse projeto, segundo Roberto, é otimizar junto aos acadêmicos e estudantes presentes no campus São Francisco (cursos de graduação e técnicos) bem como entre os estudantes das escolas parceiras e instituições locais, ações que favoreçam o seu processo de formação integral nas mais diferentes temáticas (ambiental, social, política, educacional, etc.), desenvolvendo, assim, o senso de cidadania e de responsabilidade social.
Além do professor Roberto, que coordena o projeto, outros professores também fazem parte dessa proposta: Dr. Elder Olinto de Moraes (Matemática), Dra. Bárbara Figueiredo Souto (História), Dr. Leonides da Rocha Mota (Matemática) e Dr. Rafael Dias de Castro (História). Os acadêmicos dos cursos de história e de matemática do Campus São Francisco participam das ações de forma voluntária, contribuindo na sua formação das Atividades Científico-Culturais (ACCs) exigidas pela Unimontes.
Entre as principais atividades desenvolvidas pelo projeto até o momento, ou em fase de desenvolvimento, são:
· Palestras em escolas públicas de São Francisco.
· Organização do acervo histórico da cidade de São Francisco no Núcleo de Pesquisa e Preservação do Patrimônio Cultural de São Francisco, através dos professores e dos acadêmicos do curso de história.
· Calourada Solidária, realizada pelos acadêmicos ingressantes, com doação de gêneros alimentícios para famílias carentes.
· Doação de mudas de diferentes espécies de árvores para escolas públicas, Fundação Caio Martins, etc., bem como a plantação dessas na orla do rio São Francisco.
· Realização de um Censo socioeconômico dos bairros Jardim Regalito e Aparecida, em São Francisco, em parceria com a Associação Comunitária dos bairros Jardim Regalito e Aparecida (ACRA), com um grande objetivo de coleta de dados para realização de novos projetos nesses bairros.
· Elaboração do Projeto de Extensão “Laboratório de Ensino de História”, sob a coordenação do professor Dr. Rafael Dias de Castro, para ser desenvolvido entre os acadêmicos do curso de história e com benefícios para a comunidade, com a criação do “Cine São Chico”, um espaço de exibição de filmes na sede da ONG Preservar, para estudantes das escolas públicas da cidade.
Segundo o professor Roberto Mendes, essa foi uma forma relevante para mobilizar professores e estudantes dos cursos existentes no campus, mostrando a face extensiva da universidade para São Francisco. Outras ações estão por vir, sempre com a participação da comunidade são-franciscana, mostrando que a Unimontes desenvolve em São Francisco não apenas atividades de pesquisa e ensino, mas também ações capazes de influenciar para o desenvolvimento local, envolvendo toda a comunidade.

Campartilhe.

Comentários desativados.