ZÉ DE URCINO: O GRANDE VAQUEIRO

0

José dos Santos Castro (Zé de Urcino), natural da Região de Campos (Pandeiros, Januária-MG), filho de Urcino Castro e dona Geralda Rodrigues, casou-se em 17/04/1971 com Adalice Meireles Castro, filha de Manoel Meireles Frois e dona Rosa Germana da Silva, e partiram para um novo desafio: morar na região de Ribeirão de Areia, ser vaqueiro na fazenda do tio Sr. Otaviano Santos Castro (Sr. Viana) e Diocleciano de Souza Guedes (Sr. Dió).Na bagagem,trazia muita esperança de uma vida melhor e de criar sua família recém-constituída, na qual tiveram três filhos: Robson, Eliete e Roni Gley.

Sem dúvida, venceu a luta. Com muito trabalho e perseverança,ao longo de anos de contínuo esforço para vencer as dificuldades, virou proprietário/produtor rural e criador, atividades que mantém até a presente data.

Sua esposa Adalice, mulher guerreira, além de cuidar da casa e das atividades agrícolas, viu as necessidades das famílias, com os seus filhos não tendo acesso ao estudo. Por esse motivo, no ano de 1976 aceitou o desafio de ser professora na escola que foi iniciada, onde dedicou parte de sua vida. Foram mais de trinta anos de trabalho. Além de professora, sempre foi missionária da igreja, ajudante na celebração do culto, sendo também catequista, dirigente e coordenadora da comunidade católica até a presente data.

Seu Zé de Ursino e sua família contribuíram muito no desenvolvimento local da comunidade, na instalação e funcionamento da escola, no funcionamento da comunidade católica, na fundação da associação comunitária e tantas outras conquistas. Doaram o terreno para a construção da Escola Municipal Onias Torres Guedes e também colaboraram no processo de emancipação política de Chapada Gaúcha, onde seu filho mais velho Robson Clé Meireles Castro foi vereador por dois mandatos e também exerceu o cargo de secretário municipal de Saúde e de Planejamento.

Parabéns, Zé de Urcino! Sua chegada nesta terra, neste sertão nortemineiro, mudou para sempre a vida deste povo lutador e esta Comunidade Ribeirão de Areia sempre será grata a essa família. Vocês são também história desta comunidade que, mesmo com poucos moradores,constrói uma história de sucessos.

Na data 12/01/2018, seu Zé de Ursino comemorou seus 70 anos e junto com a esposa Adalice, filhos Robson, Eliete e Roni, e seus netos Isadora, Junior, Ítalo, Pamela e Ingride, bisneta Sofia, genro Charlyton e Nora Veralice (Licinha), receberam parentes e amigos que fizeram ao longo de sua vida, para celebrar este grande momento – uma linda festa que comemorou seus 70 anos, onde na simplicidade da vida,alcançou grandes conquistas.

Parabéns! Muitos anos de vida e que o Menino Jesus ilumine sempre a sua vida, juntamente com seus familiares e que seja sempre um vencedor!

Homenagens dos familiares de Jonas Pereira Gomes e Jerônima Ribeiro Gomes.

Comunidade Ribeirão de Areia, 8  de fevereiro de 2018.

Campartilhe.

Deixe Um Comentário