A partir de amanhã, sexta-feira, 24, o Sertão Central receberá a II Residência em Audiovisual do Cinema Instantâneo, um projeto de formação no campo audiovisual, que abrange desde a criação de roteiros até a produção, direção, sonorização e edição de filmes.
O evento ocorrerá em Mineirolândia, no município de Pedra Branca, Ceará, de janeiro a maio de 2025, e é direcionado a pessoas a partir de 16 anos, com ênfase naquelas que ainda não tiveram acesso aos meios de produção cinematográfica.
A primeira oficina, sobre “Produção de Baixo Orçamento”, será realizada nos dias 24 e 25 de janeiro. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através deste link.
“A Residência é uma chance para quem deseja conhecer e se conectar com um cinema acessível, sob a ótica prática. O projeto ensina a comunidade a produzir seus próprios filmes, contar suas histórias e fortalecer a política audiovisual local, engajando pessoas de todas as idades e mostrando que é possível fazer cinema de qualidade com conhecimento e poucos recursos”, explica Michelle Maciel, coordenadora executiva da Casa de Saberes Cego Aderaldo. A fala foi dada ao portal da Secretaria de Cultura do Ceará.
O projeto é apoiado pela Lei Paulo Gustavo, pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e pelo Ministério da Cultura, contando ainda com o apoio cultural da Prefeitura Municipal de Pedra Branca e da Casa de Saberes Cego Aderaldo, que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).
Serviço:
II Residência em Audiovisual do Cinema Instantâneo
Período: Janeiro a maio de 2025
Início: 24 de janeiro de 2025
Para mais informações sobre cinema, clique aqui.