
Os organizadores do Bafta, principal premiação de cinema do Reino Unido, anunciaram nesta terça-feira, 27, os indicados da 79ª edição. Nas categorias divulgadas ao vivo pelo YouTube, o brasileiro “O Agente Secreto” conquistou duas indicações: melhor filme em língua estrangeira e roteiro original, esta última atribuída a Kleber Mendonça Filho, escritor e diretor do longa.
Outros brasileiros também foram reconhecidos. Petra Costa, diretora de Apocalipse nos Trópicos, concorre a melhor documentário, enquanto Adolpho Veloso foi indicado em melhor fotografia por Sonhos de Trem.
Em roteiro original, O Agente Secreto disputa com Marty Supreme, Valor Sentimental, I Swear e Pecadores. Na categoria de filme em língua estrangeira, concorre com o francês Foi Apenas um Acidente, o norueguês Valor Sentimental, o espanhol Sirât e o tunisiano A Voz de Hind Rajab.

Apesar de não ter sido indicado em direção de elenco, categoria em que conquistou uma indicação no Oscar, O Agente Secreto se mantém forte na disputa. No Oscar, o longa também fez história com quatro indicações, incluindo Wagner Moura em melhor ator, que não foi pré-selecionado para o Bafta.
Na disputa principal, de melhor filme, o Bafta indicou Pecadores, Hamnet, Uma Batalha Após a Outra, Valor Sentimental e Marty Supreme. Uma Batalha Após a Outra lidera o ranking de indicações, com 14 ao todo, enquanto Pecadores, que também se destacou no Oscar, recebeu 13 indicações.
No ano passado, Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, chegou a ser indicado, mas perdeu para o francês Emilia Pérez.














