O recém-criado Comitê Gestor do Arranjo Produtivo Local (APL) de Cachaça de Viçosa do Ceará realizou, na última sexta-feira, 31, um encontro de planejamento das ações para 2025, com foco no desenvolvimento da cadeia produtiva.
O comitê é composto por empresários, produtores, associações, órgãos governamentais e entidades que fazem parte do arranjo produtivo, e tem como objetivo ser uma representação unificada e democrática para promover o crescimento do setor como um todo.
A criação do comitê é uma das ações do projeto Impulsiona Ceará, que visa acelerar os negócios e promover o desenvolvimento dos APLs no estado. O Impulsiona Ceará é uma iniciativa da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e é executado pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec).
O comitê
O comitê é estruturado em seis comissões temáticas, cada uma responsável por questões específicas relacionadas à expansão da cadeia produtiva. As comissões são: Articulação Institucional, Tecnologia e Inovação, Acesso a Crédito, Capacitação e Qualificação, Acesso a Mercados e Marketing e Eventos.
Durante o encontro, cada comissão apresentou suas ações para este ano, com base no Plano de Ação do APL da Cachaça de Viçosa, elaborado em 2023 pelo Impulsiona Ceará em conjunto com empresários e produtores.
“O planejamento para 2025 será produtivo. Estamos vendo as pessoas participando, os agricultores produzindo e as instituições comprometidas em ajudar da melhor forma possível. Mais resultados virão”, afirmou o secretário executivo do Comitê Gestor, Antônio José Souza de Morais.