O Pré-Carnaval 2025 de Fortaleza começa nesta sexta-feira, 31, e promete agitar os finais de semana de fevereiro com uma programação descentralizada em 20 polos da cidade. Para assegurar a segurança e o conforto dos foliões, a Prefeitura desenvolveu um plano operacional abrangente, com ações coordenadas nas áreas de segurança, saúde, trânsito, limpeza e fiscalização.
Confira
Trânsito: A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) montou uma operação especial para facilitar o acesso aos locais do Pré-Carnaval. Serão 224 agentes de trânsito, com bloqueios e desvios em várias regiões da cidade, como na Praça do Ferreira, Praia de Iracema e Conjunto Ceará. O trânsito será alterado em horários diversos, com bloqueios e interdições nas vias de acesso aos polos de festa.
Saúde: A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) montou uma estrutura de atendimento com três Postos Médicos Avançados (PMAs) no Pré-Carnaval, localizados na Praia de Iracema, Conjunto Ceará e Benfica. Serão 72 profissionais disponíveis para atender os foliões, com ambulâncias e unidades móveis de atendimento.
Segurança: A segurança do evento será garantida pela Guarda Municipal, com 1.173 agentes escalados para o Pré-Carnaval, além de apoio de 1.265 policiais militares e 137 bombeiros. A Polícia Civil também estará presente, com 1.380 policiais e delegacias especializadas de plantão.
Limpeza urbana: As equipes de limpeza atuarão nos locais antes e depois dos eventos nos polos de Carnaval. Serão 366 garis e 96 catadores realizando serviços de capina, varrição e coleta seletiva. Também atuarão 25 fiscais e 300 lixeiras de 200 litros serão instaladas. A limpeza antes dos eventos começará às 7h e seguirá até as 13h.
Após a festa, as equipes estarão no local a partir das 7h do dia seguinte para realizar a limpeza.
Direitos humanos: O Carnaval de Fortaleza contará com intérpretes de Libras em todos os polos, e todos os cerimonialistas deverão realizar a audiodescrição para proporcionar maior acessibilidade ao evento. Além disso, todos os locais de festividades contarão com espaços reservados para pessoas com deficiência (PCD).
Todo o material de comunicação do evento também incluirá um manual de inclusão, com orientações sobre ações antirracistas, antilgbtfóbicas e anticapacitistas. Durante o evento, a SDHDS realizará abordagens de atendimento e apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade, contando com a atuação de 20 educadores sociais nos polos da Praça do Ferreira, Praia de Iracema, Conjunto Ceará, Gentilândia, Centro Cultural Belchior, Raimundo do Queijo e Passeio Público.
Fiscalização: Contribuindo para a organização, o bem-estar e a segurança dos foliões, a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) atuará, de 31 de janeiro a 28 de fevereiro, nos 20 polos pré-carnavalescos da cidade. Mais de 150 agentes, entre fiscais, coordenadores e auxiliares, realizarão o controle urbano dos eventos, com o objetivo de impedir o comércio irregular e obstruções indevidas nos logradouros, além de garantir o devido cumprimento das autorizações emitidas pelas Secretarias Executivas Regionais apreendendo, quando necessário, equipamentos e materiais proibidos.
A Agefis também contará com equipes volantes por toda a cidade, atendendo a denúncias e em busca ativa no combate à poluição sonora e perturbação do sossego alheio, coibindo a utilização indevida de paredões de som, equipamentos proibidos por lei.