
O cantor e compositor Antônio Barros faleceu na manhã de ontem, domingo, 6, em João Pessoa, Paraíba. Ele tinha 95 anos, completados no mês passado, e enfrentava a doença de Parkinson. Seu sepultamento aconteceu no Cemitério Parque das Acácias.
Juntamente com sua esposa, Mary Maciel Ribeiro, mais conhecida como Cecéu, Barros compôs mais de 700 músicas, incluindo sucessos imortalizados nas vozes de grandes nomes, como Homem com H, Bate Coração e Procurando Tu. Em 2021, a obra do casal foi reconhecida como Patrimônio Imaterial da Paraíba.
Natural de Queimadas, Antônio Barros iniciou sua carreira tocando pandeiro em emissoras de rádio, o que o levou a se aproximar de Jackson do Pandeiro e a começar a compor e gravar com ele, além de outros artistas como Luiz Gonzaga e Genival Lacerda. A parceria com Cecéu começou na década de 1970, e, desde então, continuaram juntos tanto na vida pessoal quanto na música.

Elba Ramalho, uma das maiores intérpretes de suas canções, expressou sua gratidão pelos “inúmeros forrós” que cantou e que foram compostos por ele. “A música brasileira perde muito com a partida de Antônio Barros. Lá se foi o nosso mestre do forró. Homem forte, com uma obra consistente e verdadeira, que retratava nossos costumes, nossos ritmos e nosso jeitinho nordestino de ser e viver!”, escreveu ela em uma postagem no Instagram.