Música brasileira se destaca no Grammy Latino 2025

A premiação segue como uma vitrine importante da pluralidade da música brasileira, que neste ano marca presença em gêneros diversos como urbano, instrumental, sertanejo, samba, pop e a nova MPB
Além das categorias gerais, há segmentos específicos para produções em português, como Melhor Álbum de Samba/Pagode, Melhor Álbum de MPB e Melhor Álbum de Música Regional ou de Raízes Brasileiras / Foto: Agência Brasil

A Academia Latina da Gravação anunciou na última quarta-feira, 17, os indicados à 26ª edição do Grammy Latino, uma das principais premiações da indústria da música latina. A cerimônia acontecerá no dia 13 de novembro, na MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

O grande destaque brasileiro este ano é Liniker, que recebeu sete indicações, incluindo três das categorias mais prestigiadas da premiação: Gravação do Ano, com a música Ao Teu Lado; Álbum do Ano, com Caju; e Canção do Ano, com Veludo Marrom. A presença brasileira se estende por uma ampla diversidade de gêneros e artistas. Na categoria Melhor Artista Revelação, duas cantoras brasileiras se destacam: Juliane Gamboa e Sued Nunes.

Outros nomes de peso também aparecem na lista de indicados, como Papatinho (na categoria Música Popular Carioca), Yamandu Costa (com duas indicações na categoria instrumental), Hamilton de Holanda, Djonga, Marcelo D2, Marina Sena, Luedji Luna e Rubel.

O samba e o pagode estão representados por Alcione, Mart’nália e Zeca Pagodinho, enquanto o sertanejo marca presença com Ana Castela e a dupla Chitãozinho & Xororó. A nova geração da MPB também está em destaque com nomes como Dora Morelenbaum, Rachel Reis e Jadsa. Já o ícone Milton Nascimento concorre com a canção Um Vento Passou, em parceria com a cantora norte-americana Esperanza Spalding, na categoria Melhor Canção em Língua Portuguesa.

Ao todo, o Grammy Latino 2025 terá 60 categorias em disputa, incluindo três novas: Mídias Visuais, Melhor Música para Mídias Visuais e Melhor Canção de Raízes. Criado em 2000, o Grammy Latino se consolidou como um dos maiores reconhecimentos da música em língua espanhola e portuguesa.

Indicados

Entre os brasileiros indicados em destaque estão Liniker, com sete indicações; Juliane Gamboa e Sued Nunes, como Artistas Revelação; Milton Nascimento & Esperanza Spalding, com Melhor Canção em Língua Portuguesa; Marina Sena, com duas indicações, incluindo Melhor Álbum Pop Contemporâneo; Djonga, indicado em duas categorias — Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa e Melhor Interpretação Urbana; além de Maria Beraldo e BaianaSystem, também indicados na categoria de Rock ou Alternativa. Yamandu Costa aparece duas vezes na categoria de Melhor Álbum Instrumental, e Hamilton de Holanda concorre em Melhor Álbum de Jazz Latino. No samba/pagode, os indicados são Alcione, Mart’nália e Zeca Pagodinho. Já no sertanejo, Ana Castela e Chitãozinho & Xororó representam o gênero. A nova MPB aparece com força, com Luedji Luna, Rubel, Dora Morelenbaum e Rachel Reis indicados a Melhor Álbum de MPB.

Acompanhe o Veredas nas redes sociais e fique por dentro de tudo!

ASSUNTOS

Publicidade

Mais lidas

Publicidade