
O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, lança no próximo dia 29 de janeiro o Ciclo Ceará Carnavalesco 2026, às 17h, na calçada do Theatro José de Alencar. Com o tema “Entre cantigas e cortejos, mulheres ecoam a ancestralidade!”, a edição deste ano homenageia duas mulheres que simbolizam a força, a resistência e a riqueza da cultura afro-brasileira no Ceará: Maria de Fátima Marcelino e Maria Lúcia Simão Pereira.
A programação inclui o “Encontro dos Patronos – O Orixá do Afoxé”, com a apresentação dos estandartes e patronos dos afoxés Acabaca, Alakayê, Filhos de Oyá, Obá Sá Rewá, Obatalá, Ogum, Omõrisá Odé e Oxum Odolá, além do Batuque do Afoxé Omõrisá Odé. Durante o evento, também será realizada a homenagem póstuma a Maria de Fátima Marcelino e Maria Lúcia Simão Pereira, figuras que inspiram o tema do ciclo. Para marcar o momento solene, o Tesouro Vivo da Cultura e do maracatu cearense, Mestre Rainha Almeida, também estará presente.
O ciclo conta ainda com ações formativas. Estão abertas as inscrições para a oficina de Turbantes Afro, que acontece no dia 24 de janeiro, de forma gratuita, mediante inscrição prévia pelo link disponível no perfil @ciclocarnavalescoce. A atividade será realizada às 9h, na sede do Grupo Criat, no bairro Bom Jardim. Já a Formação para Pesquisadores(as)/Avaliadores(as), destinada aos selecionados no Processo de Seleção Simplificado, ocorre nos dias 21 e 22 de janeiro, em formato virtual, com vagas já preenchidas.

O Ciclo Ceará Carnavalesco 2026 é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), em parceria com o Instituto União Arte, Educação e Culturas Populares, com produção da EnCena Produções.















