O prefeito Evandro Leitão anunciou uma proposta de reajuste salarial de 6,27% para os professores da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa foi formalizada durante uma reunião com o Sindicato União dos Trabalhadores da Educação (Sindiute), secretários municipais e a presidência da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor).
A medida está alinhada à Portaria Interministerial 13/2024, elaborada em parceria pelos Ministérios da Educação e da Fazenda, que definiu o novo valor do piso salarial para 2025. A proposta será enviada à CMFor na próxima semana, quando se encerra o recesso legislativo, e inclui pagamentos retroativos a janeiro. Com o reajuste, o piso salarial do magistério passará de R$ 4.580,57 para R$ 4.867,77, considerando uma jornada de 40 horas semanais.
Idilvan Alencar, secretário municipal da Educação (SME), destacou os esforços da Prefeitura para garantir o pagamento do piso salarial do magistério e reforçou o compromisso da gestão com um diálogo constante.
“É muito importante iniciar a gestão cumprindo a Lei do Piso. Isso não é apenas relevante para Fortaleza, mas também serve de exemplo para o Brasil. Desde que assumi, este é o melhor dia, pois vejo o empenho da gestão e dos secretários em atender as demandas dos professores. Sabemos que o sindicato tem outras pautas, e estamos dispostos a escutá-las. Nossa gestão na SME será pautada por um diálogo intenso com a categoria”, afirmou Idilvan.