A paixão pelo futebol e a história do povo cearense ganham destaque no Museu do Ceará. O espaço público cultural, mantido pelo Governo do Ceará por meio da Secretaria da Cultura (Secult), promove um evento sobre as raízes do esporte no Estado.
Na próxima quinta-feira, 6 de fevereiro, às 14h, o Anexo Bode Loiô do Museu do Ceará recebe o debate “História do Futebol Cearense”. O evento, que conta com uma roda de conversa sobre a trajetória do futebol no Estado, abordará o desenvolvimento do esporte desde o início do século XX até os dias atuais. A entrada é gratuita, com capacidade para 50 pessoas por ordem de chegada.
A mediação será de Weber Porfírio, e a conversa contará com representantes dos três clubes mais populares de Fortaleza: Gabriel Arcelino (Centro Cultural do Ceará), Chateaubriand Filho (Ferroviário) e Vítor Araújo (Fortaleza).
Outro destaque é o encontro inédito entre os mascotes Juba, Tutuba e Vozão com o mascote Bode Ioiô. Além do debate, os participantes poderão realizar uma visita mediada à exposição “Histórias do Museu do Ceará”, enriquecendo a experiência cultural.
A roda de conversa será aberta pela secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, o secretário do Esporte do Estado, Rogério Nogueira Pinheiro, a orientadora do Museu do Ceará, Raquel Caminha, e o vice-presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Neto.