
Depois dos Encontros Regionais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), realizados nas 14 macrorregiões do Estado, a Secretaria da Cultura promove nos dias 5 e 6 de junho, em Fortaleza, o 4º Encontro do Sistema Estadual da Cultura (Siec). O evento será realizado na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e é voltado para dirigentes, técnicos e comunicadores municipais de cultura.
Com a presença de gestores, agentes e representantes da cultura dos municípios do Ceará, o Encontro busca debater a gestão pública cultural e fortalecer as redes de cooperação, além de impulsionar a efetivação do Sistema Nacional de Cultura no território cearense. Rodas de debate, aula magna e palestras são algumas das atividades que compõem a programação.
Valéria Cordeiro destaca a importância do Encontro: “Nosso objetivo é o desenvolvimento de um Ceará cada vez mais forte na Cultura e integrado com as diretrizes nacionais. Lutamos também pela distribuição justa e igualitária dos recursos para alcançar todas as regiões e municípios do nosso Estado”, contextualiza a representante.

Coordenador de Articulação Regional e Participação da Secult Ceará, Fábio Santiago reforça os objetivos da iniciativa: “Compreender o Ceará adentro nos seus aspectos territoriais, diversos e plurais, para assim poder irrigar ações da Secretaria da Cultura nos 184 municípios que fazem esse Ceará profundo, pactuando metas e ações. Compreender essa ciranda, composta por todos os entes federativos, para consolidação e fortalecimento do nosso Sistema Estadual de Cultura”.
Programação em Fortaleza
A programação do 4º Encontro do Sistema Estadual de Cultura, nos dias 5 e 6 de junho, será marcada por debates estratégicos sobre o fortalecimento das políticas culturais. O primeiro dia terá início com uma mesa de abertura com autoridades, parceiros e convidados, seguida da apresentação do Big Data da Cultura, uma plataforma que reúne dados culturais dos municípios cearenses, promovendo o acesso à informação e à valorização da cultura local.
A primeira mesa foca em propostas de soluções regionalizadas para a gestão cultural, com destaque para os consórcios culturais e a participação dos municípios no Sistema Estadual de Cultura (Siec), com a presença dos convidados Prof. Odorico Monteiro e Luiz Antonio Noli.
À tarde, será realizada uma mesa temática sobre a relação entre Cultura e Educação, com participação de Fabiano Piúba (Secretário de Formação, Livro e Leitura do MinC), Carla Chiamareli (Observatório Cultural do Itaú), Jucineide Fernandes (Secretária Executiva de Ensino Médio e Profissional do Ceará) e Idilvan Alencar (Secretário Municipal de Educação de Fortaleza), além de trazer as experiências relatadas por Mestra Doci (Escola Municipal de Artes Catavento – PB) e representantes da Escola Municipal de Artes Catavento (Ocara – CE) e do Projeto Cultura Cuidar Mais (Catunda – CE). O debate conta com mediação de Luisa Cela, secretária da Cultura do Ceará, com apresentação de experiências exitosas.
No segundo dia, acontece uma discussão sobre o papel dos entes federativos no financiamento e execução dos Sistemas de Cultura, com a presença da secretária Nacional dos Comitês de Cultura do MinC, Roberta Martins. Sobre a participação dos entes municipais, haverá uma mesa com a presença da Secretária da Cultura do Ceará Luisa Cela e a participação dos prefeitos de Brejo Santo, Quixadá, Itapipoca e Paracuru, a fim de compartilhar suas experiências. A conversa conta com mediação de Nilde Ferreira.
A atividade é seguida por uma palestra com Cecília Rabelo sobre a atuação das Comissões Intergestores Bipartite e Tripartite (CIBs e CITs) na articulação entre os entes na cultura. O dia se encerra com a apresentação da minuta do decreto que estabelece a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), e apresentação do regulamento para indicação da CIB, em assembleia com dirigentes municipais.
Paralelamente, ocorrerá o 1º Encontro de Comunicadores Municipais da Cultura do Ceará. Na manhã do dia 5, os participantes acompanharão as atividades da programação com o evento principal. No período da tarde, haverá uma abertura específica com a secretária Luisa Cela, seguida por palestra da secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Secult, Gecíola Fonseca, sobre comunicação e cultura, além de uma mesa sobre o planejamento da comunicação institucional, com Maíra Suspiro, assessora especial de Gabinete da Secult.
No segundo dia, os comunicadores discutirão o uso das redes sociais na comunicação pública com a estrategista de marketing Lyla Ricarte e conhecerão experiências exitosas de municípios na comunicação institucional. Também serão definidos os encaminhamentos para a criação da Rede Estadual de Comunicação da Cultura. A programação da tarde será integrada à plenária geral, com participação na palestra sobre as Comissões Intergestores e no processo de apresentação e votação da minuta do decreto da CIB.