
No último sábado, 29, os passos dos brincantes do Maracatu, acompanhados pelos batuques dos tambores e pelas melodias das loas, se misturaram aos passeios de fortalezenses e turistas, tomando a Beira-Mar.
A ocasião marcou a celebração do Dia Municipal do Maracatu, comemorado anualmente em 25 de março. No espaço, quinze agremiações desfilaram por um trecho do calçadão da avenida, em evento promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor).
O objetivo da festa foi o de difundir o Maracatu, reconhecido como Patrimônio Imaterial de Fortaleza desde 2016, por meio do Decreto 13.769.

A secretária da Cultura, Helena Barbosa, destacou a importância do evento para dar visibilidade a essa manifestação cultural tradicional do Ceará: “Essa celebração já acontece tradicionalmente na Beira-Mar e tem um grande significado de projeção cultural para os turistas e para os moradores locais, vendo o calçadão como uma vitrine da cultura da cidade, onde passam diversas pessoas”.
O cortejo passou pelo calçadão da Beira-Mar, próximo ao Náutico Atlético Cearense, com a participação dos grupos Maracatu Nação Palmares, Maracatu Leão de Ouro, Maracatu Vozes da África, Maracatu Rei de Paus, Maracatu Nação Pici, Maracatu Solar, Maracatu Obalomí, Maracatu Az de Ouro, Maracatu Axé de Oxóssi, Maracatu Rei Zumbi, Maracatu Rei do Kilombo, Maracatu Nação Iracema, Maracatu Corte Imperial, Maracatu Nação Fortaleza e Maracatu Nação Baobab.
O desfile atravessou a Feirinha da Beira-Mar, surpreendendo comerciantes e turistas, e seguiu até o palco do evento, onde cada agremiação apresentou uma loa. Ao final, as rainhas de todos os grupos foram coroadas.