
“O Agente Secreto” tem estreia nacional confirmada para 6 de novembro. A data foi revelada nesta quarta-feira, 5, por Silvia Cruz, diretora da Vitrine Filmes, distribuidora responsável pelo lançamento no Brasil. O anúncio ocorreu durante o Show de Inverno, evento que reúne os principais players do mercado audiovisual nacional em Campos do Jordão.
Antes de chegar oficialmente aos cinemas, o novo filme de Kleber Mendonça Filho, estrelado por Wagner Moura, terá sessões especiais e antecipadas em setembro e outubro, permitindo ao público brasileiro conferir a produção em primeira mão.
Aclamado desde sua estreia internacional, O Agente Secreto já foi selecionado para mais de 20 festivais ao redor do mundo. Na próxima semana, o longa segue sua trajetória internacional rumo à Austrália, onde participa da mostra competitiva do Festival de Cinema de Sydney, disputando ao lado de outros nove títulos.

“É muito bonito ver que, entre dez filmes selecionados de todo o mundo — um número bem reduzido — dois são de Pernambuco. O Agente Secreto vai competir com O Último Azul, de Gabriel Mascaro”, destacou Kleber Mendonça Filho.
O filme estreia no circuito nacional cercado de grande expectativa, impulsionada por sua passagem marcante pela 78ª edição do Festival de Cannes. Na ocasião, conquistou quatro prêmios de destaque: Melhor Direção para Kleber Mendonça Filho, o inédito troféu de Melhor Ator para Wagner Moura, o Prêmio FIPRESCI (da Federação Internacional de Críticos de Cinema) e o “Art et Essai”, concedido pela AFCAE (Associação Francesa de Cinema de Arte).
O elenco reúne nomes de peso do cinema brasileiro, como Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Hermila Guedes, Alice Carvalho e Roberto Diogenes. A produção é de Emilie Lesclaux, em coprodução com a CinemaScópio (Brasil), MK Productions (França), Lemming Film (Holanda) e One Two Films (Alemanha).
A distribuição no Brasil será feita pela Vitrine Filmes. No mercado internacional, O Agente Secreto será lançado pela NEON (nos Estados Unidos e Canadá) e pela MUBI (no Reino Unido, Irlanda, Índia e América Latina — com exceção do Brasil).