Governo e escritores lamentam morte da escritora Marina Colasanti

Ela era casada com o poeta Affonso Romano de Sant'Anna
Presidente Lula destacou sua importância para a literatura nacional  / Foto: Agência Brasil

O presidente Lula manifestou seu pesar pela morte da escritora Marina Colasanti, ocorrido nesta terça-feira, 28. Em postagens nas redes sociais, o petista afirmou que “ela se consolidou como uma das mais importantes profissionais da literatura nacional contemporânea”. Disse também que Marina “construiu uma obra literária que cativou diferentes gerações de brasileiros de todas as idades”.

O Ministério da Cultura também manifestou sua solidariedade à família e amigos de Marina e a toda a comunidade cultural. A nota do ministério diz que ela “construiu uma trajetória diversificada na literatura brasileira, sendo reconhecida por sua sensibilidade e inovação”. 

O texto também ressalta a “carreira multifacetada” da autora: “Além de escritora consagrada, Marina atuou como jornalista em veículos como Jornal do Brasil e Editora Abril, sendo referência em crônicas, colunas e textos que abordaram temas essenciais como arte, cidadania, feminismo e amor. Seus livros, que incluem poesia, contos e literatura infantojuvenil, também foram marcados por sua própria arte como ilustradora, ampliando o alcance e a beleza de suas narrativas”. 

Rosiska Darcy classificou Marina como uma das maiores escritoras da língua portuguesa: “Mas não era só escritora, Marina foi ilustradora dos próprios livros, pintora, senhora das peças e das cores, como era das palavras”. “Marina teve uma vida belíssima, uma mulher corajosa que foi exemplo para muitas jovens brasileiras suas leitoras e também para suas amigas como eu, por exemplo”, complementou Rosiska.

Já o escritor português Valter Hugo Mãe publicou em suas redes sociais que Marina “ensinou a beleza mais sincera”. “Uma grandeza humana que fazia com que todos em redor tremessem de ternura. Tão triste a notícia de sua partida. Tão importante seu trabalho, seu testemunho, sua memória. Muito obrigado, querida Marina. Muito obrigado”, escreveu. (Com informações da Agência Brasil)

Acompanhe o Veredas nas redes sociais e fique por dentro de tudo!

ASSUNTOS

Publicidade

Mais lidas

Publicidade