
As férias escolares de julho ganham um toque especial para 10 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino. Os alunos participarão da segunda edição do Sana 2025, que acontece de sexta-feira a domingo, 18 a 20, no Centro de Eventos do Ceará.
A iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), proporciona acesso gratuito ao festival e oferece vivências culturais fora da sala de aula que estimulam o protagonismo estudantil.
“É um compromisso do prefeito Evandro Leitão estimular essa educação que vai além dos muros das escolas. E o Sana nos permite isso, conectando nossos alunos a novas linguagens, expressões artísticas e universos culturais. Trata-se do maior evento geek do Norte e do Nordeste, e vivenciar algo dessa dimensão amplia referências, desperta curiosidades e abre caminhos para novos aprendizados”, destaca o secretário da Educação, Idilvan Alencar.

Nesta edição, 170 escolas municipais do 5º ao 9º ano foram selecionadas para participar do festival, que conta com uma operação logística articulada entre a SME e os seis Distritos de Educação. O planejamento envolve transporte, lanche, blusa personalizada e o acompanhamento de profissionais em todo o trajeto e permanência dos estudantes.
“Temos uma rede de apoio que se mobiliza para garantir uma experiência bem organizada. A equipe da SME e dos Distritos participa de reuniões com a diretoria geral do Sana e define o planejamento junto aos profissionais que acompanharão os estudantes. É uma ação construída coletivamente com toda atenção para levar essa vivência única”, explica a secretária executiva da Educação, Ana Christina.