Morre Val Kilmer, estrela de Top Gun, Fogo contra Fogo e Batman

Conheça o legado do ator
Seu último filme foi em Top Gun: Maverick de 2022 / Foto: Divulgação

O ator Val Kilmer, famoso por seus papéis em grandes sucessos dos anos 1980 e 1990, como Top Gun e Batman Eternamente, faleceu aos 65 anos.

O ator morreu devido a complicações de pneumonia na terça-feira, 1, em Los Angeles, conforme informou sua filha, Mercedes, à imprensa dos Estados Unidos. Ela revelou que seu pai havia sido diagnosticado com câncer de garganta em 2014, mas havia se recuperado.

A cirurgia de traqueotomia prejudicou sua voz, interrompendo sua carreira, mas ele retornou às telas em 2022, reprisando seu papel como o piloto de caça Iceman, ao lado de Tom Cruise, em Top Gun: Maverick.

Kilmer, além de ser querido por muitos colegas de elenco, também ficou marcado por sua atuação como o cantor Jim Morrison no filme The Doors (1991), além de papéis no faroeste Tombstone e no poderosíssimo drama policial Fogo Contra Fogo.

Em tributo ao ator, o diretor de Fogo Contra Fogo, Michael Mann, comentou: “Enquanto trabalhava com Val em Fogo Contra Fogo, sempre me espantei com a amplitude e a brilhante variabilidade dentro da poderosa corrente do caráter possessivo e expressivo de Val”.

O legado

Val Edward Kilmer nasceu em 31 de dezembro de 1959, em Los Angeles, em uma família de classe média. Seus pais eram cientistas cristãos, e Kilmer seguiu essa tradição ao longo de sua vida.

Aos 17 anos, Kilmer se tornou o estudante mais jovem a ser admitido na Julliard School, em Nova York, um dos conservatórios de teatro mais renomados do mundo. Ele se destacou inicialmente em comédias como Top Secret!: Superconfidencial (1984) e Academia de Gênios (1985), antes de consolidar sua carreira como Iceman, o rival do personagem Maverick (interpretado por Tom Cruise) no clássico Top Gun (1986), que marcou a década de 1980.

Kilmer também estrelou o filme de fantasia Willow: Na Terra da Magia e o suspense policial Mate-me Outra Vez, ambos ao lado da atriz Joanne Whalley, com quem se casou em 1988. Juntos, tiveram dois filhos.

Ele demonstrou ainda mais sua versatilidade ao interpretar Jim Morrison em The Doors, 20 anos após a morte do cantor. Kilmer também assumiu o papel de Batman em Batman Eternamente (1995), um sucesso de bilheteira, embora tenha sido alvo de críticas mistas, o que o levou a decidir não reprisar o papel na sequência.

Em 2021, Kilmer lançou um documentário que explorava os altos e baixos de sua vida e carreira, com 40 anos de gravações caseiras, incluindo momentos após sua cirurgia de câncer, quando já usava uma caixa de voz. Ele continuou atuando, com sua participação emocionante em Top Gun: Maverick, onde retornou como Iceman. Tom Cruise, seu colega de longa data, disse na época: “Conheço Val há décadas, e o fato de ele ter voltado e interpretado aquele personagem… ele é um ator tão poderoso que instantaneamente se tornou aquele personagem novamente”.

Acompanhe o Veredas nas redes sociais e fique por dentro de tudo!

ASSUNTOS

Publicidade

Mais lidas

Publicidade