Prefeitura promove ação gratuita pelo Dia dos Animais de Rua

Vacinação, distribuição de acessórios, vermifugação, adoções, orientações sobre saúde bucal para os pets e distribuição gratuita de ração foram alguns dos serviços realizados
Prefeitura promove ação gratuita pelo Dia Mundial dos Animais de Rua. Na ocasião, o prefeito Evandro destacou a criação da Secretaria Municipal de Proteção Animal (SMPA) como uma forma de estruturar e promover políticas de proteção / Fotos: Beatriz Boblitz

No último sábado, 5, o prefeito Evandro Leitão (PT) participou de uma manhã dedicada aos pets e seus tutores, em comemoração ao Dia Mundial dos Animais de Rua. A ação, organizada pela Prefeitura de Fortaleza por meio da Secretaria Municipal de Proteção Animal (SMPA), aconteceu na Praça da Imprensa, no bairro Dionísio Torres.

A iniciativa, que foi acompanhada por uma chuva, ofereceu diversos serviços, como vacinação, orientações veterinárias, distribuição de acessórios, vermifugação, adoções, dicas sobre saúde bucal dos animais e ração gratuita.

Em seu discurso, o prefeito ressaltou o compromisso da gestão com a causa, destacando a criação da SMPA como um passo importante para estruturar e ampliar as políticas de proteção animal.

“Nós implantamos a Secretaria de Proteção Animal, que antes era uma coordenadoria, e agora estamos oferecendo uma estrutura melhor e mais visibilidade para a causa. Para liderar a pasta, nomeamos o secretário Apollo Vicz, que tem vasta experiência no cuidado com os animais, para que possamos realizar mais atendimentos e acolher os animais com mais eficiência”, disse.

“Hoje, já fizemos mais de 300 atendimentos, e continuaremos a melhorar o acolhimento dos nossos animais”, afirmou o petista.

Entre janeiro e março de 2025, a Secretaria Municipal de Proteção Animal realizou mais de 5.000 consultas clínicas gratuitas em pets de Fortaleza, além de 2.673 procedimentos de castração de cães e gatos no VetMóvel e na Clínica Jacó.

A Secretaria também deu início à atualização do cadastro de protetores independentes e abrigos da cidade, com previsão de conclusão até 11 de novembro. Esse levantamento servirá para a criação de novas políticas públicas e ações voltadas para cães e gatos resgatados ou em situação de abandono. Além disso, já está em andamento um projeto para instalar comedouros e bebedouros públicos para animais em praças da Capital.

Acompanhe o Veredas nas redes sociais e fique por dentro de tudo!

ASSUNTOS

Publicidade

Mais lidas

Publicidade